O reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil: uma visão de sustentabilidade

Páginas: 12 (2993 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE CARNEIRO DO VALE
Curso de Especialização em Meio Ambiente

JEFFERSON ANTONIO XAVIER DE CARVALHO

O REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Uma Visão de Sustentabilidade

PAULO AFONSO-BA
DEZEMBRO/2011
1. INTRODUÇÃO

No contexto atualmente vivido, a preservação do meio ambiente é uma preocupação mundial. Com informações econhecimentos mais acessíveis, os seres humanos, buscam a todo o momento uma melhor qualidade de vida, preocupando-se em minimizar os efeitos das ações do desenvolvimento da humanidade, que na maioria das vezes causa uma verdadeira pressão sobre os recursos naturais.

Sob essa perspectiva, esse capítulo é composto pelas considerações iniciais acerca do tema em questão, a problemática estudada, ajustificativa e seus objetivos.

1.1. Considerações Iniciais

Todo processo econômico gera resíduos. Mesmo sendo considerados inservíveis por grande parcela da sociedade, os resíduos possuem, aproximadamente, 40% de materiais recicláveis. Esta parte reciclável é atrativa econômica, energética ou ambientalmente (FIGUEIREDO, apud MARIANO, 2008, p. 21).

Estima-se que o Brasil produza 161.084toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, e que a coleta desses chegue à ordem dos 97%, o que é uma marca significativa, porém o destino inadequado para os mesmos ainda é elevado. Com isso políticas públicas no sentido de reduzir o volume do descarte e aumentar a reciclagem desse material são essenciais para a sustentabilidade do país, e principalmente para a melhoria do meio ambiente, já quemuitos desses resíduos poderiam retornar para a cadeia de produção, pois são compostos de materiais recicláveis (BRASIL, 2011).

Esses resíduos são provenientes principalmente de residências, escolas, indústria e da construção civil, sendo esta última o foco do trabalho em questão.

Conforme dados publicados pela revista Veja (2010), o nível de crescimento alcançado pela construção civil em2010, obteve um avanço de cerca de 11% do Produto Interno Bruto – PIB, superando as expectativas de projeção realizadas no final de 2009.

Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo apoio no aumento de crédito e na disponibilidade de recursos oriundos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, da Caixa Econômica Federal.

Porém, todo esse desenvolvimento gera problemas relacionados com apreservação do meio ambiente.

A construção civil é uma das indústrias que mais utiliza recursos naturais e é, também, a maior geradora de resíduos, sendo que a tecnologia construtiva adotada no Brasil favorece o desperdício de materiais (MARIANO, 2008, p.17).

Esses resíduos provenientes de construção e demolição ocupam grandes espaços e não possuem na maior parte do país, usinas destinadas para arealização de tratamento desses resíduos. Como se não fosse o bastante, o problema da não reciclagem afeta a exploração cada vez mais acentuada de matérias-primas não renováveis, causando por diversas vezes impactos ambientais.

A geração dos Resíduos da Construção Civil – RCC se deve, em grande parte, às perdas de materiais de construção nas obras através do desperdício durante o seu processode execução, assim como pelos restos de materiais que são perdidos por danos no recebimento, transporte e armazenamento (LIMA ET ALL, 2010, p.9).

1.2. Definição do Problema

De acordo com uma pesquisa internacional realizada pela Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineers (ASCE) dos Estados Unidos, a construção civil é responsável pelaextração entre 15 e 50% do consumo dos recursos naturais, e o consumo de agregados naturais varia entre 1 e 8 toneladas/habitante/ano. No Brasil o consumo de agregados naturais somente na produção de concreto e argamassas é de 220 milhões de toneladas.
Para a construção civil são extraídos da natureza, areia, brita (que são matérias-primas para a produção de outros materiais), madeira, zinco,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Reaproveitamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil
  • Reaproveitamento de resíduos da construção civil
  • REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS NA CONSTRUCAO CIVIL
  • Resíduos sólidos de construção civil
  • RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Resíduos sólidos da construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!