O ramo de farmacias no brasil

Páginas: 25 (6005 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013





O ramo de farmácias
A farmácia pode vender tanto para consumidores finais, como para empresas ou estabelecimentos da área de saúde.
Farmácia é um estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualqueroutra equivalente de assistência médica.

A farmácia poderá vender tanto para consumidores finais, como para empresas ou estabelecimentos da área de saúde. Para se inserir no segmento de comércio varejista de produtos farmacêuticos, artigos médicos e ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, o empreendedor deverá oferecer um mix de produtos de boa qualidade e com preços atrativos.

Hoje em dia,uma farmácia não se limita apenas ao comércio de medicamentos e adiciona uma infinidade de outros produtos e serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes.

Para montar uma farmácia, serão necessários alguns móveis e equipamentos como balcões para atendimento, gôndolas, balcão caixa, emissor de cupom fiscal, testeiras para gôndolas, prateleiras, balançadigital, computadores, fax, telefones, ar condicionado, mesa, cadeira, armário, entre outros materiais e equipamentos hospitalares em geral.

Também deverá ser adquirido um software de gestão para o efetivo controle do empreendimento. Para que sejam realizadas as entregas em domicílios próximos ao estabelecimento comercial, será necessária a aquisição de uma bicicleta.









Adocumentação de uma farmácia
Deve ser elaborado Manual de Boas Práticas Farmacêuticas específicas para o estabelecimento
De acordo com a resolução RDC 44/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve ser elaborado Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, específico para o estabelecimento, visando ao atendimento ao disposto na Resolução, de acordo com as atividades a serem realizadas.

Oestabelecimento deve manter Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), de acordo com o previsto no Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, no mínimo, referentes às atividades relacionadas a:

- manutenção das condições higiênicas e sanitárias adequadas a cada ambiente da farmácia ou drogaria;
- aquisição, recebimento e armazenamento dos produtos de comercialização permitida;
- exposição eorganização dos produtos para comercialização;
- dispensação de medicamentos;
- destino dos produtos com prazos de validade vencidos;
- destinação dos produtos próximos ao vencimento;
- prestação de serviços farmacêuticos permitidos;
- utilização de materiais descartáveis e sua destinação após o uso.

Os POPs devem ser aprovados, assinados e datados pelo farmacêutico responsável técnico. Qualqueralteração introduzida deve permitir o conhecimento de seu conteúdo original e, conforme o caso, ser justificado o motivo da alteração. Devem estar previstas as formas de divulgação aos funcionários envolvidos com as atividades por eles realizadas. Deve estar prevista revisão periódica dos POPs para fins de atualização ou correções.

O estabelecimento deve manter registros, no mínimo, referentesa:

- treinamento de pessoal;
- serviço farmacêutico prestado, quando houver;
- divulgação do conteúdo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) aos funcionários, de acordo com as atividades por eles realizadas;
- execução de programa de combate a insetos e roedores;
- manutenção e calibração de aparelhos ou equipamentos, quando exigido; e
- toda documentação deve ser mantida noestabelecimento por no mínimo 5 anos, permanecendo à disposição para fiscalização.






As potencialidades de uma farmácia
Empreendedor poderá disponibilizar serviços adicionais proporcionando comodidade e um diferencial a seus clientes
Ao decidir por abrir uma farmácia, o empreendedor deverá fazer uma análise do mercado existente na região, levando-se em conta o espaço oferecido pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Novas Tecnologias no Ramo das Farmacias
  • Farmácia no brasil
  • SVG BRASIL
  • A história da farmácia no brasil
  • A historia da farmácia no brasil
  • a importancia da farmacia pro brasil
  • A história da Farmácia no Brasil
  • Breve histórico da farmácia no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!