O rádio como meio facilitador no processo de socialização das pessoas com deficiência visua

Páginas: 51 (12630 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos no censo de 2000 no Brasil, 14,5% da população, 24,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Deste percentual, 16,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, dentre estas, 150 mil se declaram cegas. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo mostrar aimportância do rádio como meio facilitador do processo de socialização das pessoas com deficiência visual.

Para isso, foi feita uma pesquisa do tipo estudo de caso, na qual foram utilizadas, como fonte de pesquisa, as entrevistas com pessoas com deficiência visual que participaram do Curso de Formação de Comunicadores Cidadãos com ênfase em Produção de Rádio, que aconteceu na Faculdade Estácio de SáVitória, no período vespertino, de 09 de fevereiro a 07 de abril de 2009. O curso teve o objetivo de capacitar as pessoas com deficiência visual para a produção e locução de programas de rádio. As aulas aconteceram no laboratório de rádio da própria instituição,sendo que as atividades foram expositivas, com leitura e discussão de textos, debates, produção de resenhas, análises de casos,exercícios práticos, utilizando equipamento e programas de computador específicos, como DOS VOX 1 e material em CDs de áudio.

Por meio deste tema, buscou-se identificar o contexto social das pessoas entrevistadas, bem como conhecer a interpretação que as pessoas com deficiência visual fazem do ambiente social em que vivem, pelo uso do meio radiofônico. Além disso, pretendeu-se analisar o rádio como uminstrumento facilitador do processo de socialização. Como justificativa para esta pesquisa, foram analisados, por meio do projeto profissionalizante de rádio para pessoas com deficiência visual, os diversos aspectos de possibilidade de desenvolvimento pessoal, tais como: aumento da auto-valorização.
__________

¹ DOS VOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com ousuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. Disponível em www.intervox.nce.ufrj.br/dosvox acesso em 02 de junho de 2009.

Já em termos de metodologia, foi realizada uma pesquisa utilizando referências bibliográficas, a observação em campo e pesquisaqualitativa, com uso de questionários, além das entrevistas com os coordenadores, professores e pessoas envolvidas com o projeto profissionalizante. Pessoas que têm, sobretudo, importância significativa para a implementação da pesquisa, pois deram suporte à análise. Observou-se o desenvolvimento da oralidade, da percepção, agilidade e dos aspectos que podem ser melhor observados, utilizando o rádio comomeio de ligação entre o interlocutor e o emissor.

Essa oficina no laboratório de rádio pode trazer uma oportunidade relevante, pois, além de estimular o desenvolvimento humano e social das pessoas com deficiência visual, pode possibilitar uma melhor percepção em relação a elas mesmas, e da sociedade de forma geral. A mídia pode ajudar neste processo de desmitificação do outro. Por essa razão,foi feita a escolha do veículo rádio, que ainda nos dias atuais têm grande alcance, sendo acessível a todas as pessoas e classes sociais; especialmente para esse grupo, que tem como característica mais evidente a ausência de visão total ou parcial, já que essas pessoas percebem mais o ambiente ao seu redor por meio da audição e outros sentidos.

Um aspecto tão importante quanto o anterior é aperspectiva de um aumento ainda melhor da auto-estima em relação às pessoas que participam do projeto profissionalizante de rádio, pois é dada a elas a possibilidade de uma capacidade de envolvimento, já que o exercício da atividade, dentro de suas limitações, proporciona a possibilidade de uma maior estima por si mesmo e autonomia.

O primeiro capítulo traz um breve histórico da evolução da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS (INTEGRAÇÃO)
  • Musica: um meio facilitador do processo de aprendizagem
  • A importância dos meios de comunicação para as pessoas com deficiência
  • Diversidade e socialização nas organizações: a inclusão e permanência de pessoas com deficiência
  • processo de recrutamento e seleção de pessoas com deficiencias
  • PADRONIZAÇÃO DE SÍTIOS E PORTAIS COMO MEIO DE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
  • EFEITOS DE ATIVIDADES LÚDICAS EM MEIO LÍQUIDO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!