O'quê são sais minerais?

314 palavras 2 páginas
Oque são Sais Minerais?
Os Sais Minerais são nutrientes que fornecem substâncias importantes como sódio, potássio, cálcio e ferro. Como exemplo de sais minerais temos: Cloreto de Sódio (sal de cozinha), Cloreto de magnésio, etc. Encontramos sais minerais na água, no sal de cozinha, nas frutas, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos.
Qual a função deles no organismo?
Sais minerais como o Sódio e o Potássio regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular. O Sódio é encontrado no sal de cozinha e o Potássio em frutas como banana e laranja, entre outras.
É necessário ingerir cálcio e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária e o bócio. Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é um dos responsáveis pela hipertensão.
O ferro é componente da hemoglobina do sangue e pode ser encontrado em sais que estão no feijão, na carne e nas folhas. A falta de ferro causa anemia ferropriva.
Onde podem ser encontrados?
Principais fontes de ferro:
* Carnes;
* Porco;
* Frango;

Principais fontes de cálcio:
* Laticínios : leite, iogurte e queijos;
* Peixes ósseos;
* Legumes;
* Brócolis;
* Repolho.

Principais fontes de fósforo:
* Carnes;
* Porco;
* Frango;
* Repolho.

Principais fontes de magnésio:
* Legumes;
* Nozes;

Principais fontes de zinco:
* Alimentos ricos em proteínas como: carnes, frango e peixe.

Principais fontes de potássio:
* Carne;
* Leite;
* Frutas;

Principais fontes de sódio:
* Sal;
* Azeite;
* Alimentos processados.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sais_minerais

Relacionados

  • M Rio Ferrari Curso De Seguran A Sa De E Higiene No Trabalho Ano 2010
    140170 palavras | 561 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas