O queéemperismo

962 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Filosofia e Conhecimento Tecnológico
Professor: Ermano R. Nascimento
Aluno: Ygor Mendes Salsa

EMPIRISMO
Definição do Empirismo
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam ideias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
O termo tem uma etimologia dupla, a palavra vem do latim e também de uma expressão grega, mas deriva também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.
O empirismo é uma teoria epistemológica que afirma que todo o conhecimento deriva da experiência e, consequentemente, dos sentidos. A experiência determina a origem, o valor, e os limites do conhecimento. Como teoria oposta ao racionalismo, critica a metafísica e conceitos como os de substância e causa. Nega também a existência de ideias inatas, ao conceber a mente como "um papel em branco" ou uma "tabula rasa", em que se vão gravando as impressões vindas do exterior. Não aceita também a existência do conhecimento universal e necessário. O empirismo foi definido pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII. Locke argumentou que a mente seria, um "quadro em branco" sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja base é a sensação, ou seja, todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
John Locke
John Locke (1632 – 1704), filósofo inglês que estudou humanidades e interessou-se pelas ciências da natureza e pela medicina. Foi professor durante a maior parte de sua vida e através do ensino estabeleceu sua teoria empirista. Ele negava radicalmente que existissem ideias inatas, tese defendida por Descartes. Quando se nasce,

Relacionados