o que

378 palavras 2 páginas
35) (USF_SP) “Depois eles devem limpar o canal (...) cada com sua vara no ombro, retirar o estrume e o entulho. E assim vem o mês de agosto: serviço não lhes falta, pois devem pagar a corvéia, a talha, a banalidade e alismo e refere-se a: a) As obrigações do servo no período Feudal.
b) As obrigações do trabalhador assalariado.
c) As obrigações do suserano perante o vassalo.
d) As obrigações dos escravos perante o senhor de engenho.
e) As obrigações dos hilotas perante os seus donos. 36) leia o texto com bastante atenção e assinale a alternativa correta. “ Eis, dois homens frente a frente, primeiro vinham às homenagens, pelo qual um se declarava dependente do outro, depois um ficava de joelhos com as mãos nas mãos do outro. Depois faziam juramento de fidelidade. O ultimo ato era investidura, pela qual o dependente recebia um feudo, simbolizado por um punhado de terra ou uma moeda ou um ramo em sua mão.”
Esse gesto servia para estabelecer um dos vínculos mais forte que Europa Feudal conheceu e tratava-se de: a) Um juramento de fidelidade entre um suserano e seu vassalo.
b) Um juramento entre um escravo e suserano.
c) Um acordo entre o faraó e seu súdito.
d) Um acordo entre um assalariado e seu patrão.
e) Um acordo entre o papa e seu suserano.

37) (UFBA) “Tripla é pois a casa de Deus que se crê una: embaixo ( quer dizer, na Terra), uns rezam, outros combatem, outros ainda trabalham; os três grupos estão juntos e não suportam ser separados; de forma que sobre a função de um repousam os trabalhos dos outros dois, todos por sua vez entreajudando-se.” (Adalberão. In Miceli. P31). O texto revela uma sociedade hierarquizada, onde alguns rezam, outros combatem e outros trabalham. Essa sociedade refere-se a: a) Rei, Súditos e burgueses.
b) Clero, escravos e servos.
c) Clero, nobreza e servos.
d) Imperador, súditos e

Relacionados