O que?

958 palavras 4 páginas
MATERIAL DE APOIO – AULA 1 – ANÁLISE TEXTUAL

A LINGUAGEM

A linguagem é uma faculdade muito antiga da espécie humana e, segundo os estudiosos, deve ter precedido os elementos mais rudimentares da cultura material (confecção de ferramentas, armas, vestuário, etc.).

Pode-se, pois, com base nas considerações feitas até agora, definir Linguagem como um sistema de signos capaz de representar, através de alguma substância significante (som, cor, imagem, gesto), significados que resultam de uma interpretação da realidade e da categorização mental dos resultados dessa interpretação.

As chamadas Línguas Naturais, a pintura, a Música, a Dança, os Sistemas Gestuais, bem como sistemas particulares de signos tais como o Código Morse, os Mitos, os Logotipos, os Quadrinhos, são exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano. Algumas dessas linguagens são universais (como as Línguas Naturais e a Música, presentes em todas as culturas do mundo); outras desenvolveram-se nas chamadas culturas letradas, após o desenvolvimento e a especialização dos usos da escrita. Quando entram em jogo signos como as cores, os desenhos e as imagens de modo geral, fala-se em Linguagem Visual, em oposição a Linguagem Verbal.

Cabe observar que o que se costuma designar como “linguagem” animal (das formigas, das abelhas) não passa de um sistema de comunicação entre os membros de uma espécie. Embora muito sofisticados, tais sistemas não chegam a constituir linguagem no sentido aqui definido, uma vez que falta aos animais a consciência de que usam um sistema de signos para comunicar-se com seus semelhantes. Por essa razão, tais sistemas não podem ser vinculados a atividades cognitivas como a interpretação e representação da realidade.

Dentre os exemplos de linguagem citados, cabe destacar as Línguas Naturais (Inglês, Chinês, Francês, Português, Russo, Guarani, etc), que são sistemas de signos linguísticos.

Dado que a linguagem decorre das práticas sociais de

Relacionados