O que

1184 palavras 5 páginas
é ideologia

1º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

RUTE OLIVEIRA SANTOS KOPROWSKI

RESENHA DO LIVRO: O QUE É IDEOLOGIA?

PONTA PORÃ 2011 RUTE OLIVEIRA SANTOS KOPROWSKI

RESENHA DO LIVRO: O QUE É IDEOLOGIA? Trabalho apresentado à Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã, como parte dos requisitos para avaliação do 1º Semestre do curso de Pedagogia. Professora: Elizeth Cardoso Disciplina: Filosofia

PONTA PORÃ 2011
Resenha do livro "O que é ideologia?" de Marilena Chaui

Durante anos encontra-se muitos filósofos questionando o conceito de realidade, buscando constantemente uma verdade absoluta a respeito do mundo no qual vivemos. Basicamente, este é o intuito da filosofia. Marilena Chauí não é exceção a tal regra, pois em seu livro “O que é ideologia?”, a autora analisa a sociedade atual e como esta se depara com a sua realidade social.
Chaui trata da ideologia, primeiramente, em sua definição no livro de Destutt de Tracy, para designar uma ciência na qual os homens adquiriam idéias baseadas no próprio real, ou seja, todas as idéias surgiam para explicar o real. Contudo, ao longo do livro, Marilena desenvolve uma visão, baseada nas obras de Karl Marx, contrário à de Tracy. Descreve a ideologia como sendo uma ferramenta poderosa do sistema no qual estamos implantados para mantê-lo exatamente da maneira como ele está. Neste sistema, existem os dominados e os dominantes.
A ideologia, do ponto de vista extremista da autora, é tida como um auxílio para manter sob controle os dominados, porque esta teoria mostra como a sociedade não tem consciência (ou vê a realidade invertida) dessa divisão de classes. Assim, a dominação no âmbito das idéias faz com que a classe dominada não se sinta violentada, injustiçada e explorada.
A autora aponta três fatores sociais que possibilitam a existência da ideologia nessa perspectiva: a separação

Relacionados