O que é violencia de gengero

599 palavras 3 páginas
O que é gênero e violência de gênero? Gênero é a identidade dada a uma pessoa de acordo com seus valores e com seu papel exercido na sociedade. Geralmente é determinado entre homens e mulheres. Gênero é uma construção cultural que a sociedade produz (SILVA, et AL., 2010).
O desenvolvimento pessoal do homem e da mulher na atualidade sofre enorme influencia da dominação patriarcal, que vem determinando posturas a serem adotadas pelos mesmos.
Segundo Fagundes (2005) ”Gênero esta associado ao interior, escuro, fechado e privado, a mulher aprende que do gênero feminino a sociedade espera o ser mãe, o cuidar e o maternal, a dependência, o ser companheira do homem, a pureza, a docilidade”.
Fagundes completa Relatando que (2005), "O homem, associado ao exterior, claro, aberto e publico, aprende que a sociedade espera do gênero masculino a virilidade, a racionalidade, a forca, o controle, o engrandecimento de seu trabalho, sua profissão, a produção, sucessos, aventuras, conquistas, o ser provedor da vida e do destino da família, alem do controle das emoções, tidas como sinônimo de fragilidade.” Por isso, as crianças crescem aprendendo a diferençar o que é masculino do que é feminino. A visão ética na construção das relações de gênero precisa de uma mudança radical, que desconstrua todo o preconceito existente e revolucione a visão social do justo e igualitário direito de ser e existir, desmascarando assim toda a alienação e hipocrisia construída ao longo de tanta subserviência e manipulação da humanidade. Partindo da apresentação do significado da palavra gênero no Mini Dicionário Aurélio (2001, p.345), localizamos o seguinte significado: Gênero: sm. 1. Agrupamento de indivíduos, objetos, etc, que tenham características comuns. 2. Classe, ordem, qualidade. 3. Modo, estilo. 4. Antrop. A forma como se manifesta, social e culturalmente, a identidade sexual dos indivíduos. 5. Biol. Reunião de espécies [v. espécie (4). 6. Gram. Categoria que classifica os

Relacionados