O que é umaBrinquedoteca

558 palavras 3 páginas
Brinquedoteca

O que é uma brinquedoteca?
O espaço de uma brinquedoteca proporciona à criança a oportunidade de compreender muitas coisas que para ela ainda são confusas, mas que no ato de brincar ela consegue entender a si mesma, o outro, os adultos e o mundo em que fazem parte.
Temos o costume de exigir muito das crianças e acabamos querendo que ela haja como um mini adulto, e tiramos delas as oportunidades de interagir com ela mesma de uma maneira natural, isso acontece quando ela esta brincando pois se parássemos para analisar veríamos que assim como trabalhar é muito importante para o adulto brincar para a criança tem a mesma importância ou até mais.
Verificaríamos também que quando brincamos temos a oportunidade de sorrir, compartilhar, sentir emoções que no decorrer dos dias nem sempre ou quase nunca sentimos pela correria que são nossas vidas.
A brinquedoteca foi criada para ser um local de estímulos, pois nela contém uma grande variedade de brinquedos, revistas,livros fantoches,bonecos e jogos que muitas das vezes essa criança não conhece ou não tem.É um ambiente apropriado e principalmente lúdico,onde tudo convida e estimula a exploração e acaba sendo um ótimo lugar para sentir sensações novas,experimentar novas brincadeiras e brinquedos e fantasiar novas situações.
Através dos brinquedos, dos jogos e das brincadeiras a criança supre as necessidades e aprende a lidar com suas emoções (sentimentos e desejos), desenvolve sua criatividade, sua comunicação, ganha conhecimentos, aprende a viver em sociedade e desenvolve sua autoestima.
Para que serve uma Brinquedoteca?
O objetivo mais importante é fazer a criança feliz;
Ser um espaço onde a criança possa brincar sem se preocupar, sem ser cobrada, não sentir que esta atrapalhando alguém e se esquecer do tempo;
Desenvolver a capacidade de concentrar a atenção e estimular o desenvolvimento do seu interior, se descobrir;
Acentuar o seu equilíbrio emocional;
Desenvolver a criatividade, a inteligência

Relacionados

  • briquedoteca na realidade do encino do municipio de cerejeiras
    2481 palavras | 10 páginas