O que é um carburabor

1226 palavras 5 páginas
O que é um carburador?

É um aparelho ou dispositivo, que a partir de um combustível líquido e do ar da atmosfera, prepara e fornece para todos os regimes de trabalho do motor, uma mistura de fácil queima.

O que é carburação?

É um processo na mistura ar/combustível, que começa no carburador e termina no interior da Câmara de combustão do motor. Este processo poderá sofrer influências de diversos fatores:
Pressão atmosférica, filtro de ar, carburador, coletor de admissão, comando de válvulas, válvulas, Ignição, o estado geral de conservação do motor, sistema de arrefecimento, combustível, etc.

Quais as funções de um carburador?

A função principal de um carburador é a de fornecer ao motor a mistura ar/combustível finamente pulverizada em proporção exata, de modo que se possa obter a mais perfeita combustão possível.
Essa função principal pode ser divida em quatro sub-funções distintas:

Dosar a quantidade de combustível;
Dosar a quantidade de ar aspirado;
Misturar o combustível com o ar em proporção exata;
Pulverizar a mistura ar/combustível

Por que dosar a quantidade de combustível e ar?

Essa função é de suma importância para o sistema, pois sem ela, a combustão seria imperfeita, gerando baixo rendimento, alto consumo e níveis descontrolados de poluentes, como o HC (hidrocarbonetos), CO (monóxido de carbono) e NOx (óxidos de nitrogênio).

Sistema de Nível constante

A função deste sistema é manter constante o nível de combustível dentro da cuba para todas as condições de funcionamento do motor. O combustível chega ao carburador sob pressão, enviado por uma bomba e entra na cuba através de uma válvula de agulha.
A medida que o combustível vai entrando e enchendo a cuba, a bóia vai subindo e empurrando a agulha, até que num certo ponto a agulha fecha a passagem e impede a entrada demais combustível. Quando o nível de combustível desce devido ao consumo do motor, a bóia também desce liberando a agulha que abre a passagem e permite que

Relacionados