O que é genitica? (algebra linear)

431 palavras 2 páginas
O que é genética?
Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos.
Que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista Wiliam Batesson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.

• Vamos ver a hereditariedade de plantas ou animais. • Suponde que as características hereditárias sejam governadas por um conjunto de dois genes, que denotado por A e a.

Quando temos o gene A dizemos que ele é dominante, e a é recessivo.
Cada indivíduo de cada sexo possui dois desses genes.
As possíveis pares são AA (homozigoto dominante), Aa
(heterozigoto)
e aa(homozigoto recessivo).
Geralmente os indivíduos AA e Aa apresentam as mesmas característica.

O que é hereditariedade autossômica?
Na hereditariedade autossômica, um indivíduo herda um dos genes de cada para de genes dos seus pais para formar seu próprio par. Pelo que sabemos, é uma questão de probabilidade qual dos dois genes os pais passam aos filhos.

Como podemos observar a tabela abaixo as probabilidades dos possíveis genótipos dos descendentes para todas as possíveis combinações de genótipos dos pais.

Exemplo 1 Distribuição dos genótipos numa população
Suponha que um agricultor tenha uma grande população de plantas consistindo em algumas distribuições de todos os três possíveis genótipos AA, Aa e aa. O agricultor deseja implementar um programa de criação no qual cada da população é sempre fertilizada por uma planta do genótipo AA. Queremos deduzir uma expressão para a distribuição dos três genótipos na população depois de um numero qualquer de gerações.

Vamos chamar:

an = fração de plantas do genótipo AA na enésima geração bn = fração de plantas do genótipo Aa na enésima geração

cn = fração de plantas de genótipo aa na enésima geração
Com n=

Relacionados