O que é Estética Cap1 - Marc Jimenez - Reflexão escrita

1131 palavras 5 páginas
REFLEXÃO ESCRITA I
Marc Jimenez. O que é Estética
(Cap. 1, Em direção à Emancipação)

Reflexão:

No primeiro capítulo da obra de Marc Jimenez, O que é estética, ele propõe uma análise da autonomia da estética e porque ela só apareceu no século XVIII já que a arte propriamente dita existe desde épocas mais distantes, desde a antiguidade greco-latina até os nossos dias. A estética é considerada uma reflexão específica, autônoma, da criação artística, é um estudo da arte e da sua formação.
Jimenez define o conceito da palavra arte, do latino “ars” – atividade, habilidade, e diz que até o século XV ela designava apenas tarefas essencialmente manuais; após esse período, no momento em que a arte é reconhecida e se reconhece como atividade intelectual, ou seja, a partir do momento em que a arte deixa de ser uma atividade técnica, ligada ao trabalho, e passa a ser uma atividade não somente técnica mas principalmente expressiva e subjetiva, então se é definido a ideia de estética.
Então Jimenez começa a contar a trajetória da evolução da autonomia da estética, decorrente de uma “lenta evolução intelectual e material da sociedade ocidental” a partir da idade média, onde acontece o reconhecimento social do artista, que abandona pouco a pouco seu status de artesão, ainda que há certa imposições religiosas, monárquicas e aristocráticas sobre as suas obras.
Nesse período da idade média era diferente da antiguidade greco-latina, era considerado o conceito de criação uma vez que antes esse conceito não era considerado, a arte era apenas uma cópia da realidade, os artistas pintavam e esculpiam cópias fiéis de objetos, pessoas e paisagens. Havia uma certa resistência quanto à atribuição de criador ao artista pois “seria impossível, sob o ponto de vista teológico, atribuir ao homem um verdadeiro poder criador, menos ainda reconhecer nele um poder de criação artística”, segundo Jimenez. Ou seja, naquela época ainda o conceito de criação

Relacionados