O que é endomarkating em rh

291 palavras 2 páginas
1. O QUE É ENDOMARKETING?

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações.

2. O QUE É ENDOMARKETING EM RECURSOS HUMANOS?

É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a compra-ló? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
Se imaginarmos que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a administração de pessoas e o consequente direcionamento do endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.
A opnião do público interno tem grande influência nas opinões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse principio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de recursos humanos.
Essa atitude estratégica visa aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorizaçãoe, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalhae da sua própria emportância, pois só assim ele poderá ter um ambiente do trabalho e equipe.

3. CONCLUSÃO

Conclui que o endomarketing atua como uma valiosa ferramenta estratégica para a gestão de recursos humanos, visto que, suas diretrizes buscam o aprimoramento da relação, comunicação e empatia entre a empresa e seus

Relacionados