O que é Comuniucação Integrada

4533 palavras 19 páginas
TEXTOS:

1. PIÑUEL RAIGADA, José L. Teoria de la comunicación y gestión de las organizaciones. Madri: Sintesis, 1997, pp. 92-139
2. CABRAL, Valéria. Um ensaio sobre a comunicação interna pós-industrial em sua dicotomia discurso e prática. Revista Organicom, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 55-71, agosto, 2004.

Interfaces da Comunicação: Administrativa, Institucional e Mercadológica

Comunicação Empresarial – Conceito e Funções
Conhecida também como Comunicação Organizacional, a comunicação existente nas empresas “veste” muitas outras denominações ou terminologias: comunicação corporativa, relações institucionais, assuntos corporativos, relações externas etc.
Vamos trabalhar com um conceito bem abrangente:
“Comunicação Empresarial é o conjunto dos meios e procedimentos utilizados pela empresa em sua interação com os diversos públicos em suas operações internas e externas”.
Na rotina das organizações, a Comunicação Empresarial se confunde com a própria concepção e existência da mesma, pois é fato de que, a idéia de se criar um negócio ou um empreendimento só pode acontecer, pelo inter-relacionamento entre as pessoas, que tende a ampliar-se cada vez mais, nas relações que se operam na expansão e até na retração de um empreendimento. Em outras palavras, sem comunicação, nenhuma organização tem como subsistir. A organização é um fenômeno comunicacional contínuo.
Wilson da Costa Bueno, renomado estudioso do assunto, tem a seguinte visão sobre a importância da comunicação organizacional:
“A comunicação empresarial afina-se com o processo de gestão organizacional e tem sido pouco a pouco afetada pelas pressões do mercado, sobretudo quando ele se orienta por objetivos estritamente comerciais, relegando a segundo plano, o seu caráter institucional”.
Por esta observação, conclui-se que, nestes tempos de competitividade, a comunicação deve assumir seu caráter múltiplo, não apenas com interesses imediatos de projeção mercadológica, mas também atender às diferentes

Relacionados