O Que O A O

389 palavras 2 páginas
O que é o Aço?
O aço é um metal rígido que tem as mais diversas aplicações: em carrocerias de automóveis, pontes, estruturas de edifícios, contêineres etc. basicamente, o aço é ferro misturado com um pouco de carbono. No entanto, ele é melhor que o ferro em muitos aspectos. O aço é mais forte e, ao mesmo tempo, mais leve do que o ferro. Além disso, dura mais.
Como e produzido o Aço?
O Aço, assim como o ferro e produzido em uma siderúrgica. Apos todo o processo de transformação do ferro, o ferro gusa (produto obtido do alto forno, considerado uma liga metálica, usada para fabricar outras ligas metálicas e o aço), servira de matéria prima para a fabricação do Aço.
Apos ser retirado do alto forno e levado ate uma estação de dessulfuraçao, o gusa ainda no estado liquido e levado ate a aciaria nos carros torpedos (vagões revestidos por elemento refratário).
A aciaria e a parte de uma siderúrgica onde contem equipamentos e maquinas próprias para a transformação do ferro fusa em diferentes tipos de aço.
O principal destes equipamentos é o convertedor (ou conversor de oxigênio), que é um tipo de forno, revestido com tijolos refratários e que transforma o ferro gusa e a sucata em aço. Uma lança sopra oxigênio em alta pressão para o interior do forno, produzindo reações químicas que separam as impurezas, como os gases e a escória. A principal reação química no convertedor ocorre entre o oxigênio injetado e o carbono presente no ferro gusa, gerando gases que são eliminados no convertedor. Estes gases se combinam e retiram o carbono do gusa, dando origem ao aço. O processamento na aciaria divide-se em refino primário e refino secundário. O refino primário acontece no convertedor, onde o ferro-gusa geralmente adicionado a sucata de aço é transformado em aço. Nesta fase são removidos o silício, o manganês, e principalmente o carbono.
No refino secundário são feitas as correções mais específicas e controladas. A composição de outros elementos químicos é corrigida com adição de

Relacionados