O QUE O PGRSS

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 2 de julho de 2015
O QUE É O PGRSS
O PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde) é um conjunto de procedimentos para o correto descarte de resíduos de saúde que, preserve a saúde humana e qualidadeambiental.
LEGISLAÇÃO
Compete a ANVISA (RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004), Ministério do Meio Ambiente, ao SISNAMA, com o apoio das vigilância sanitária do estado, município e distrito federal aprevenção de acidentes para preservar a saúde e o meio ambiente.
A PARTICIPAÇÃO DO ENFERMEIRO
O enfermeiro fica responsável por participar na separação correta dos resíduos hospitalares. Tem como papelfundamental educar a equipe de enfermagem, outros profissionais que trabalham na área da saúde, familiares e acompanhantes do paciente sobre a importância do descarte correto desse lixo, afim dediminuir a contaminação do solo, água, atmosfera e a proliferação de vetores que afetam direta ou indiretamente a comunidade.
Na comunidade o enfermeiro deve ensinar a população como deve ocorrer o processode descarte desse lixo. Por exemplo, um paciente de diabetes tipo I, assume ações diárias para o autocuidado, ou seja aplicar a insulina faz parte da sua vida cotidiana e, esse paciente deve saber odescarte adequado desse lixo para que não afete outras pessoas como catadores de lixo que ficam constantemente expostos a esses resíduos, provida do descarte incorreto.
Portanto, “uma atividadeplanejada que objetiva criar condições para produzir as mudanças de comportamento desejadas em relação à saúde”, ou seja capacitar a equipe do manejo correto e descarte desses resíduos, trazendo consigo aconscientização da equipe de saúde os riscos que a população estará exposta, pois se a equipe estiver preparada, todos estarão preparados para ensinar, esclarecer e capacitar à população.
O Cofen tema Resolução 303/2005, que dispõe sobre a autorização para o enfermeiro assumir a coordenação como Responsável Técnico do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS.
RESOLUÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PGRSS
  • PGRSS
  • pgrss
  • Pgrss
  • PGRSS
  • Pgrss
  • PGRSS
  • PGRSS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!