O que o pedagogo pode fazer paraminimizar a discriminação e o preconceito no espaço escolar

785 palavras 4 páginas
O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

INTRODUÇÃO

Considerando que a pedagogia é a ciências da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações. A função do pedagogo é investigar e sugerir passíveis soluções para o problema.
Promovendo encontros de formação e discussões em que sejam apresentadas as novas concepções sobre a inclusão(que falam,sobretudo,das possibilidades de aprendizagem),solicitando apoio de pessoal especializado disponibilizando tempo e espaço para que eles compartilhem informações, formando turmas menores onde o professor possa flexibilizar as atividades e perceber as necessidades e habilidades de cada um.
É importante que o professor acolha todo aluno, independentemente de suas necessidades especiais, pois esse é o primeiro passo para promover o acesso curricular aos alunos com necessidades educativas especiais
A família, que mais conhece a historia da criança, é essencial na relação com a escola e o atendimento especializado, são eles que podem fluir a comunicação para integrar os envolvidos no trabalho que visa o bem-estar e ao desenvolvimento dos pequenos. Essa mediação possibilita também que a família se beneficie das ofertas de aprendizagem, adaptações e flexibilizações, valendo-se delas para dar continuidade a essas praticas no cotidiano dos filhos em casa.
Sim, a organização do trabalho pedagógico permite que você reflita sobre cada deficiência pois cada uma requer estratégias e materiais específicos e diversificados.Porém, é preciso reconhecer que cada um aprende de uma forma e num ritmo próprio.
A dificuldade em aceitar aquilo que aparentemente foge da normalidade é a origem do preconceito. As pessoas temem o que não conhecem.Quando a criança com deficiência e alvo de bullying e preciso elaborar um projeto institucional para envolver os alunos e a comunidade e reforçar o trabalho de formação de valores e que há, sim, um futuro promissor pela frente e

Relacionados