O QUE E O QUE N O EMPREENDEDORISMO SOCIAL

355 palavras 2 páginas
O QUE É E O QUE NÃO É EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Empreendedorismo social é uma forma de gestão com um foco diferenciado. Os administradores que empreendem socialmente têm como objetivo mudar a realidade de camadas sociais desfavorecidas para melhor.
Estas mudanças podem estar relacionadas com o investimento em educação, esportes, moradia, saúde ou mercado de trabalho, sempre buscando a integração social e econômica, ou seja, igualdade e condições mais humanas para todos.
O empreendedorismo social está muito ligado a organizações não governamentais (ONGs), na qual podemos usar como exemplo a AISID: uma organização que atua em prol de Escolas Especiais Gratuitas buscando aumento da qualidade de ensino e número de vagas ofertadas. Com sua matriz em Curitiba, a ONG já conta com investidores importantes.
Em fevereiro de 2015, a Risa, empresa que trabalha com administração e preparo de refeições em restaurantes empresariais (com 10 anos de mercado, presente em 19 cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina), se tornou a nova Investidora Social da ASID Brasil.
Levando em consideração tal ação tomada por esta empresa, podemos perceber que não são apenas as ONGs e o Estado que investem em empreendedorismo social. Muitas empresas privatizadas também tomam ações baseadas neste tipo de gestão, como é o caso da DuPont, Procter & Gamble, Unilever, entre várias outras.
O empreendedorismo social deixa de existir quando os focos mudam. Se quaisquer outros fatores passarem a ser mais relevantes, o empreendedorismo social deixará de existir.
Ajudar um grupo necessitado em troca de dinheiro, boa imagem, prejudicar o meio ambiente, agir com ignorância e desrespeito a outras realidades sociais passa longe de empreendedorismo social, pois esta gestão só fará jus ao seu significado se dor em prol de um bem maior: a busca por um mundo melhor.

BIBLIOGRAFIA

ELKINGTON, J.; HARTIGAN, P. Empreendedores Sociais: o exemplo incomum das pessoas que estão transformando o mundo. Rio de Janeiro:

Relacionados