O que e tromose

642 palavras 3 páginas
Introducao

Segundo José Lopes de Faria, o Trombo é uma massa sólida formada na luz dos vasos ou do coração, durante a vida, com os elementos do sangue. Permanece no local e oblitera total ou parcialmente a luz. Por sua vez, a trombose é o processo de formação do trombo, que comumente é por coagulação do sangue. Independente da localização do trombo, há um processo inflamatório na veia, podendo permanecer restrito ao local ou, com o passar do tempo, expandir-se por toda a veia afetada, causando uma obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo.

Formacao e Caracteristicas

Os trombos podem se formar em qualquer local do sistema cardiovascular. Contudo, localizam-se mais frequentemente em veias dos membros inferiores, auriculetas de corações insuficientes, lesões ateroscleróticas e endocárdio inflamado. Nas artérias menores e nas veias podem obstruir completamente a, luz, devido ao menor e mais lento fluxo sanguíneo. Os trombos venosos são caracterizados pelo aspecto vermelho-azulados por serem formados predominantemente por hemácias e fibrinas, possuindo semelhanças com sangue coagulado em um tubo de ensaio. Com bastante propriedade, os autores Montenegro e Franco descrevem a formação do trombo, afirmando que em uma veia, onde a corrente sanguínea é mais lenta, ele poderá crescer pelo aumento da rede fibrinosa, com elementos de sangue presos de permeio. À medida que se prolonga, tende a ocluir a luz da veia, o que se leva a parada do fluxo de sangue.

Trombose superficial e profunda

A trombose venosa superficial ocorre na veia logo abaixo da pele (trombo flebite superficial ou flebite). Nesse caso, ocorre o aumento da temperatura, dor na área afetada, hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço). Pode-se perceber o seu estado, palpando e sentindo um endurecimento no trajeto da veia sob a pele. O tratamento se desenvolve com compressa no local, uso de antiinflamatórios e elevação das penas, sendo recomendada uma avaliação com um médico cirurgião vascular. A

Relacionados