o que e markint pessoal

734 palavras 3 páginas
QUE É MARKETING PESSOAL?

Marketing pessoal é a arte de vender um produto chamado "Eu". Com ele, você é capaz de posicionar-se no mercado e mostrar suas habilidades, a fim de criar uma percepção positiva nas pessoas a seu respeito. "É uma maneira de se divulgar para promover as próprias competências pessoais e técnicas profissionais junto ao mercado", explica o consultor e palestranteAri Lima.

Lima afirma que essa prática ganhou força diante da necessidade de os profissionais se promoverem, como já fazem, naturalmente, as empresas. Segundo o consultor, com a instabilidade apresentada pelo mercado é cada vez mais importante apresentar o próprio talento e vender-se como um verdadeiro serviço.
"O profissional precisa gerenciar constantemente a própria carreira, porque nada lhe garante que ele vai ter o mesmo emprego para o resto da vida. A qualquer momento, ele ou a empresa podem resolver seguir rumos diferentes, daí a necessidade do marketing pessoal."
Mas não basta achar que você "se vende bem", pois é preciso estudar uma estratégia antes de começar a agir.
"É fundamental fazer um planejamento estratégico da sua marca, desse produto que é você, para identificar de que maneira você pode agir para apresentar sua imagem para as pessoas" diz Alexander Baer, consultor de marketing pessoal estratégico.

Para Adriana Oliveira, professora do ICEP - Instituto de Capacitação e Ensino Profissionalizante, esse processo respeita uma seqüência de acontecimentos. Em primeiro lugar, você gera uma lembrança nas pessoas. A partir dessa lembrança, elas passam a ter um sentimento sobre você. Por fim, as pessoas adotam atitudes que podem privilegiá-lo.

"O marketing pessoal deve começar por meio do despertar da percepção desses elementos. Atuar na sociedade de maneira planejada, ou seja, programando a atitude que queremos que as pessoas ao nosso redor tenham em relação a nós", explica a professora Adriana.

E COMO NÃO SE TORNAR UM CHATO?

Marketing pessoal é um

Relacionados

  • Recrutamento e seleção
    5301 palavras | 22 páginas
  • Logisitica
    5614 palavras | 23 páginas