O que e educação

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata – Fateffir University

O que é Educação ?

Professor Dr. Ney Iared Reynaldo
Mestrando: Glayton Paz Camara

Pontal do Araguaia – MT
Fevereiro de 2012
O que é Educação ?
Temos o conhecimento de que a educação é o princípio mais importante para o desenvolvimento de um país, através do conhecimento o país enriquece uma fonte de qualidade de vidapara a população, nosso país tem evoluído muito nos últimos anos através de projetos governamentais totalmente voltados para este tema, mas ainda muito deve ser feito, apesar da evolução constante a cada ano não é o suficiente para atingir a todos os habitantes principalmente os que se encontram em áreas humildes sem perspectiva de vida e nenhuma condição básica de renda para que esse modo dedesenvolvimento aconteça.
Uma questão bastante discutida atualmente nas escolas tem sentido voltado para os suportes da educação atual, sejam eles voltados para a questão da infra-estrutura encontrada nas unidades escolares, sejam ele nos programas e políticas voltadas para a valorização devida do profissional da educação. Nosso país possui uma baixa qualidade de ensino em todos os aspectos desdeestruturas como salas de aula, banheiros, cozinhas e todos os serviços básicos que as escolas oferecem, até material didático, professores capacitados inclusive salário que é muito reivindicado e os professores acreditam que se o governo oferecer mais estrutura para eles trabalharem seria possível proporcionar mais qualidade de ensino aos alunos e assim fazer com que o processo involutório aconteçade fato.
Em meio a essa globalização, a escola tem que adequar-se a esta nova realidade. A escola não pode e não deve continuar da mesma maneira, usando métodos tradicionais e alheios as novas mudanças.
Desta forma, sabemos que a escola é o local onde a criança é o foco. As atenções devem ser voltadas, para as suas necessidades básicas. Afim de que ele como um futuro cidadão tenha um bomaproveitamento, tornando-se um sujeito crítico e emancipado. E sendo assim, cresça como ser humano e ciente dos seus direitos e deveres.
Atualmente acompanhamos grandes e significatórios avanços na área da educação, principalmente no que se tange ao exposto da educação a distancia, que tem dominado o mercado e facilitando assim o aprendizado e melhorando a logística entre o estudante e o ensino.O mundo esta em constante transformação, a cada dia temos novas descobertas que facilitam e modificam as nossas ações do dia-dia. Um exemplo disso é a internet, através da internet a informação chega cada vez mais rápido em seu destino, tornando nossas vidas mais tranqüila. Mas por outro lado, às nossas crianças ficam expostas a essas informações até mesmo antes dos seus educadores.
A educação eos educadores passam e vivem esse processo de transformação diariamente, e precisam estar preparados e capacitas para enfrentar isso de frente, aceitando a mudança e melhorando a qualidade daquilo que realiza.

Paradigmas da Educação
Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, umconhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Em nossa sociedade sempre adotamos padrões ditos certos para seguirmos em qualquer esfera. Os paradigmas da educação que encontramos atualmente, alguns deles ainda se mantém durante muitotempo. Algo que, por vezes, mantém-se inquestionável.
  Em uma sala de aula, quer seja de uma escola particular ou de uma escola da rede pública, o modelo empregado é sempre o mesmo. Há alguém diante de um quadro negro ou lousa, empunhando um giz, escrevendo de forma automatizada, ouvindo o barulho de murmúrios e vozes expandindo-se pelo ambiente. Essa mesma pessoa vira-se para dezenas de alunos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educacao
  • Educação
  • Educação
  • Educação
  • Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!