O que tuávii (o chefe indígena autor do texto) achou de estranho na relação dos ocidentais com as coisas?

514 palavras 3 páginas
O que Tuávii (o chefe indígena autor do texto) achou de estranho na relação dos ocidentais com as coisas?
O Papalagui diz muitas tolices sobre o tempo. Afinal não existe mais tempo do que aquele que vai do nascer ao pôr do sol, porém o indígena trabalhava apenas para a sobrevivência, já o homem branco além da sobrevivência, tem por política o acúmulo de bens. Pleno de verdade e pitadas de humor, Tuávii descreve ao seu povo a vida dos Papalaguis (os ocidentais), narrando os seus hábitos, sensibilidades e maneiras de pensar, obstinados com a necessidade de possuir riqueza e bens materiais, cheios de ilusões e arrogância perante a natureza, mas carentes de afeto, sabedoria e verdadeira felicidade. O estranhamento de Tuávii reflete essa diversidade.
Explique a última frase do texto: “Portanto, essas coisas de nada servem; o que o Papalagui diz, o que nos quer impor, é animado pelo espírito mau e seu pensamento é carregado de veneno.”
Tuiavii retrata o Homem ocidental que, na sua opinião, nada tem de bom e de feliz. Imaginemos que, de repente, surge uma grande tempestade e arranca a floresta virgem e as montanhas, com todas as suas folhas e árvores e leva à sua frente todas as conchas e os animais da lagoa. Imaginemos que não há mais flores de ibisco para as donzelas enfeitarem os cabelos, que só nos resta a areia - é assim que Tuávii vê a civilização ocidental, fria e sem tempo para o que é essencial. As coisas do Papalangui valem muito. No entanto, as coisas dele que são tantas e tão relampejantes e cintilantes, que atraem e seduzem tanto e de tantas formas, até hoje não fizeram mais bonito o corpo do Papalagui, não lhe deram mais brilho aos olhos, não lhe fortaleceram o juízo.Ao contrário, o Papalagui é um homem que fugiu do passado, desenraizou-se da terra, pendeu-se a mil e um laços invisível que o tornou mais débil e angustiado.

O que este texto nos mostra sobre a cultura?
A compreensão e interpretação dos motivos culturais que levam à discrepância entre a

Relacionados

  • filosofia
    329 palavras | 2 páginas
  • Texto do Tuávil
    272 palavras | 2 páginas
  • Tuávii
    255 palavras | 2 páginas
  • Perfil do administrador moderno
    486 palavras | 2 páginas