O que são BORBOLETAS

394 palavras 2 páginas
As Borboletas pertencem à ordem de insetos denominada Lepidóptera uma das divisões da grande classe Insecta, a qual, por sua vez, é parte do filo Arthropoda.
Quando se pega uma Borboleta com as mãos, elas deixam sempre uma certa quantidade de pó em nossas mãos. Esse pó é constituído pelas milhares de minúsculas escamas que recobrem as asas das Borboletas e formam desenhos incríveis, de cores muito vivas. Os zoólogos classificam as Borboletas como insetos da ordem dos Lepidópteros por causa dessas escamas, o nome “Lepidóptero” deriva de palavras de origem gregas que significam “asas escamosas”.
Existem mais de 150 mil espécies de Lepidópteros descritos no mundo, sendo que a maior parte é representada por formas noturnas, as Mariposas.

A Anatomia das Borboletas
As Borboletas possuem características que são comum a todos os insetos:
Exoesqueleto (esqueleto externo); três pares de pernas articuladas; três segmentos no corpo (cabeça, tórax e abdome); e um par de antenas sensórias.

A Metamorfose das Borboletas
Os Lepidópteros são insetos de metamorfose completa.
1) ovo / fase pré-larval
2) lagarta
3) pupa / que se desenvolve dentro da crisálida
4) imago / fase adulta
A Borboleta passa a maior parte da vida em estado de larva (lagarta) vegetariana, alimentando-se de folhas. Enquanto crescem e se desenvolvem, as lagartas trocam várias vezes de pele até se transformarem em pupa, ou seja, quando sua pele endurece e forma um casulo.
No interior do casulo, a pupa não se alimenta, move-se raramente e transforma-se em Borboleta adulta.
Após um período que pode variar de duas semanas até vários meses, segundo a espécie, a Borboleta rompe o casulo.

O Mimetismo das Borboletas
Em maior ou menor grau, todos os animais e plantas encontram-se adaptados às condições do ambiente em que vivem.
Algumas Borboletas de sabor agradável se assemelham muito em cor e forma a outras, de espécies diferentes e sabor desagradável.

A Polinização das Borboletas
As Borboletas

Relacionados

  • Tcc - handbike de baixo custo
    8799 palavras | 36 páginas