o que são: contos de fadas, lendas, mitos e fabulas

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013









Este é o relato de um plano de atividades desenvolvido pela professora Julia Correa do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Waltrudes Ferreira Muzzi, na cidade de Maracaju. Onde tem como objetivo explorar diferentes gêneros textuais (fábulas e contos de fadas) com seus alunos seguem em anexo duas produções resultantes destas atividades.









O QUESÃO: CONTOS DE FADAS, MITOS, LENDAS E FÁBULAS

A narrativa é a arte de contar histórias tão antiga quanto o homem. Não há povo sem narrativa. As histórias narradas sempre acompanharam a vida do homem em sociedade. Através delas foi possível a preservação da cultura e durante muito tempo foram a única fonte de aquisição e transmissão do conhecimento (formas orais). Além disso, as narrativasestimulam a imaginação e povoam a mente de ideias, pessoas, lugares, acontecimentos, desejos, sonhos...
A importância da narrativa nas diversas circunstâncias de vida gerou vários modos de se contar uma história, ou seja, vários tipos de narrativas - lendas, contos, mitos, romances, fábulas etc.
Os contos, mitos, lendas e fábulas são antigas expressões da cultura que se eternizaram graças à tradiçãooral. passada de uma geração para outra, e do texto impresso.
* CONTOS DE FADAS *

Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foramrecebendo novos elementos. fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões).
São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos: fadas, bruxas,duendes, gigantes etc.). A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranquilidade.
* FÁBULAS *

As fábulas são pequenas narrativas que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Em geral, a moral é acrescida por um pensamento final.
Algumas fábulas possuem personagens humanas, mas a maior parte delasmostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados - animais com características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos. É muito comum a presença de provérbios populares.
Os mais famosos fabulistas (autores de fábulas) foram: Esopo (Grécia, 600 A.C.) e La Fontaine (França, século XVIII). No Brasil. Monteiro Lobato (séculoXX) e nos dias de hoje Millor Fernandes, que as recriou de forma satírica e engraçada.
* LENDAS *

As lendas, assim como os mitos, são histórias sem autoria conhecida. Foram criadas por povos de diferentes lugares e épocas para explicar fatos para os quais as pessoas não tinham explicações, como o surgimento da terra e dos seres humanos, do dia e da noite e outros fenómenos da natureza.Também falam sobre heróis. heroínas, deuses, deusas, monstros e outros seres fantásticos.

É FUNDAMENTAL LEMBRAR...
Os contos, mitos, lendas e fábulas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. para que os alunos possam aprender mais sobre eles. ampliando o repertório, descobrindo a magia, conhecendo obras e autores consagrados, aproprian-do-se da linguagem e estabelecendo um vínculo prazerosocom a leitura e a escrita.
Uma das formas de esses textos entrarem na sala de aula é através da leitura diária realizada pelo professor. Lembre-se: os alunos que não sabem ler convencionalmente podem "ler" através da leitura do professor.
AS FÁBULAS E OS CONTOS DE FADA NA  SALA DE  AULA
Desenvolvimento de plano de atividades
A literatura pode ocupar um lugar primordial na formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fábulas, lendas e mitos.
  • Mitos, Contos e Contos de Fada na História
  • Relaçao mito e conto de fadas
  • Lendas, Mitos e Contos Goianos
  • Mitos, lendas e religiosidade de são luís
  • Contos de fadas
  • contos de fadas
  • Contos de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!