O que são trustes,catel e Holdings?

924 palavras 4 páginas
O que são
Trustes, Cartel e Holdings?

Bibliografia: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/carteis-trustes-e-holdings.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Truste http://www.zemoleza.com.br/carreiras/3241-cartel-truste-e-holdings.html#gsc.tab=0 http://www.brasilescola.com/geografia/as-varias-formas-monopolio.htm http://brainly.com.br/tarefa/89537 http://www.conteudoescolar.com/cartel-truste-e-holding

Introdução:
Existem alguns conceitos muito importantes em termos do estudo da economia. Três deles são Cartel, Truste e Holding. Apesar de representarem praticas que muitos consideram condenáveis, e mesmo com a criação de uma série de leis para evitar este tipo de manobra, eles ainda estão muito presentes na vida econômica dos países de um modo geral. Vamos entender um pouco melhor sobre como funciona estes três conceitos dentro da economia e as características e diferenças de cada um deles:

O que são?
Truste: É uma forma de oligopólio desenvolvida a partir da junção de um grupo de empresas que se anulam quanto às suas respectivas autonomias para compor uma única corporação de maneira que possa se fortalecer, além de obter uma hegemonia em determinado mercado, controlando a disponibilidade de mercadorias e preços. Existem dois tipos de trustes, o vertical (atua em vários ramos) e horizontal (atua no mesmo ramo).
Cartel: Corresponde a uma prática ilegal que fere o direito do consumidor, ocorre a partir do encontro de empresas autônomas e independentes de um mesmo setor de atividade que discutem e depois estabelecem acordos para fixar preços praticados a fim de não haver variação dos mesmos, dessa forma exerce também domínio na oferta de um determinado produto.
Holding: Palavra inglesa que traduzida para português significa sociedade gestora de participações sociais. Essa prática é considerada como a forma mais evoluída de acumulação de

Relacionados

  • Monopolio
    2730 palavras | 11 páginas
  • Estruturas de mercado
    6464 palavras | 26 páginas
  • Trabalho Individual Unopar
    12631 palavras | 51 páginas