O que os pilares da educação bilíngüe (Língua de Sinais e Língua Portuguesa/Mo¬dalidade escrita) defende de acordo com os pressupostos da educação inclusiva? Justifique sua resposta

642 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE R2 – COMPUTAÇÃO

Atividade 4ª Semana
(Portfólìo - Questões)

BRASÍLIA
2014
POSSEDONE GOMES DA SILVA NETO

Atividade 4ª Semana
(Portfólìo - Questões)

Atividade apresentada a Professora: Dilaina Maria Araujo da Costa da disciplina Língua Brasileira de Sinais, como requisito parcial para obtenção da nota parcial semestral do curso R2 – Computação, turma DGRC1401TGTR.

BRASÍLIA
2014
1) O que os pilares da educação bilíngüe (Língua de Sinais e Língua Portuguesa/Mo¬dalidade escrita) defende de acordo com os pressupostos da educação inclusiva? Justifique sua resposta.

Os pilares da educação bilíngue para surdos defendem o di¬reito e a necessidade desses indivíduos adquirirem a língua de si¬nais como primeira língua e como segunda, a língua majoritária do país, para que isso ocorra é preciso que seja feita uma reestruturação da escola tais como: criar condições de interlocuções entre os alunos surdos e os professores ouvintes, através de formação de professores bilíngues, professores surdos e intérpretes de língua de sinais, reconhecer que o contato da criança surda com adultos surdos usuários da língua de sinais representa um diferencial significativo para o seu desenvolvimento; inclusão de professores surdos e interpretes de língua de sinais na equipe de profissionais na escola; garantir práticas pedagógicas adequadas aos surdos, reorganizando o currículo com base em uma perspectiva visual espacial para garantir o acesso do aluno surdo a todos os conteúdos escolares para surdos.

As questões relacionadas à inclusão dos alunos com surdez no ensino comum vão além da utilização de uma língua, os surdos precisam de ambientes educacionais estimuladores onde possa encontrar condições de que necessita para aprender, além de um ambiente favorável ao desenvolvimento da sua identidade como ser capaz. Para tanto, é preciso que

Relacionados

  • nao sei
    334 palavras | 2 páginas