O que os enfermeiros de grajaú-ma sabem sobre o codifgo de etica

1338 palavras 6 páginas
O QUE OS ENFERMEIROS DE GRAJAÚ SABEM SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA.
Antonia Bárbara Barbosa * Emily Nunes Pereira*
Jeise Rodrigues *
Larissa Maciel de Almeida*
Marília Lima*
Nayara Nunes Ferreira

O código de ética tem presença marcante na atuação do enfermeiro. O presente artigo aborda um estudo exploratório realizado junto aos enfermeiros de Grajaú com o objetivo de determinar o nível de conhecimento que os mesmo possuem sobre o código. A amostra foi constituída por dez enfermeiros de diferentes áreas de atuação inseridos em hospitais, postos de saúde, e universidades. A metodologia consiste no questionamento abordando a importância da utilização do código no âmbito profissional para os mesmo. O resultado supreendente, demonstrou um déficit altíssimo em relação ao conhecer e ao utilizar do código na prática diária do profissional.

Palavras chaves: enfermeiros; código de ética; conduta.
______________________________________________________________________

Abstract:
The code of ethics has a strong presence in the role of a nurse. This article discusses an exploratory study carried out among nurses Grajaú in order to determine the level of knowledge the same have about code. The sample consisted of ten nurses from different practice areas included hospitals, clinics, and university professors. The methodology consists of questions addressing the importance of using the

-------------------------------------------------

* Acadêmicas de enfermagem do 3° período da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA.

INTRODUÇÃO Segundo o Código de Ética Profissional, capitulo I dos princípios fundamentais, no Art.1º, afirma:
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando o preceitos éticos e legais (GELAIN,1998.p.37).

Para exercer corretamente estas funções, o profissional deverá manter-se

Relacionados