O que neuroblocos de luria

8094 palavras 33 páginas
Título do Trabalho
A intervenção psicomotora é dividida em três partes: ANAMNESE, AVALIAÇÃO e RE-AVALIAÇÃO. Os testes psicomotores são aplicados tanto na avaliação quanto na re-avaliação.

Explique por que o psicomotricista precisa conhecer os NEUROBLOCOS DE LURIA para aplicar os testes psicomotores?

Trabalho final apresentado à disciplina DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL/CLÍNICA como exigência parcial para a obtenção do curso de Pós em PSICOMOTRICIDADE, sob a supervisão do Professor (a).PROFESSORA CRISTIANE.

São Paulo
2012

Sumário

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO

Tomando como referência o modelo Luria, implicados na atividade consciente do homem, As fontes foram diversas e tiveram um tratamento qualitativo.
A intervenção psicomotora é dividida em três partes: ANAMNESE, AVALIAÇÃO e RE-AVALIAÇÃO. Os testes psicomotores são aplicados tanto na avaliação quanto na re-avaliação. Portanto, procurei realizar uma revisão de literatura no intuito de, inicialmente, conhecer o início da história e desenvolvimento da psicomotricidade, perfazendo brevemente sua trajetória em um âmbito geral, encontrando a sua definição por diversos autores utilizados como pressuposto teórico na pesquisa.

Em relação à delimitação do estudo, esta pesquisa foi restrita à revisão de literatura realizada de interesse ao objeto investigado. Tomando como referência o modelo do autor, soviético considerado um clássico da literatura neuropsicológica.
Considera-se sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção de corpo, estrutura espaço temporal, praxia global e praxia fina.
Luria apresenta um modelo neurofuncional do cérebro, de maneira a se compreender o sistema psicomotor humano e, conseqüentemente, o funcionamento do cérebro.
Esses lóbulos frontais são imprescindíveis na organização do controle consciente do comportamento, na presença de funções

Relacionados

  • Plano de curso didática
    982 palavras | 4 páginas
  • Psicomotricidade na terceira idade
    2303 palavras | 10 páginas