O que fazer para que o organismo de uma pessoa com doença autoimune não rejeite um transplante e Meiose ll

308 palavras 2 páginas
O que fazer para que o organismo de uma pessoa com doença autoimune não rejeite um transplante
O que é rejeição?

A rejeição ocorre quando o seu sistema imunológico não reconhece o seu “novo órgão” como um elemento próprio do seu organismo. Normalmente o seu sistema imunológico ajuda você a permanecer saudável, pois combate bactérias e vírus que invadem o seu organismo.

Como prevenir a rejeição?
Você poderá ajudar na prevenção contra a rejeição tomando as medicações que serão prescritas. Estas medicações são chamadas de imunossupressores, e incluem: corticóides, ciclosporina, tacrolimus, sirolimus e micofenolato mofetil.

O que são imunossupressores?
É o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico. Algumas partes do sistema imunológico possuem efeito imunossupressor sobre outras partes do sistema imunológico, e a imunossupressão pode ocorrer como reação adversa ao tratamento de outras condições.

Meiose II
Cada uma das duas células haploides formadas pela meiose I entra em nova divisão, a meiose II, que é muito parecida com uma mitose. Na meiose II ocorre a separação das cromátides-irmãs e ao final do processo têm-se quatro células haploides.
Prófase II → os cromossomos voltam a se condensar, o nucléolo e a carioteca desaparecem novamente. Os centríolos se duplicam e se dirigem para os polos, formando o fuso acromático.

Metáfase II → os cromossomos se organizam no plano equatorial, com suas cromátides ainda unidas pelo centrômero, ligando-se às fibras do fuso.

Anáfase II → separação das cromátides irmãs, puxadas pelas fibras em direção a polos opostos.

Telófase II → aparecimento da carioteca, reorganização do nucléolo e divisão do citoplasma completando a divisão meiótica, totalizando 4 células filhas haploides

Relacionados