O que faz o brasil, Brasil?

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
O que faz o brasil, Brasil?
A questão de identidade


Torna-se mais fácil compreender “o que faz do brasil, Brasil” quando analisamos todos os pontos que julgamos nos caracterizar enquanto brasileiros. O Brasil, com B maiúsculo, é muito mais complexo e vai além da mera definição de um povo ou de um conjunto de valores.

Pertencer a este país, com B maiúsculo, segundo Roberto AugustoDamatta, significa fazer parte de uma nação singular, cujo os eventos são unicamente seus, movidos pela cultura, parte de uma memória e consciência com a qual estabelecemos uma ligação única e insubstituível. Defini-lo enquanto país não se trata de julgá-lo por seus eventos nobres ou manifestações, mas sim em examinar os aspectos que o caracteriza como Brasil.

Mais do que a típica economia,escândalos na política e a língua oficial dobrando a língua, está na comida que comemos, nas roupas que vestimos e nos hábitos mais singelos. O Brasil, que está em toda parte, não se restringe a visão exclusivamente oficial e bem comportada dos manuais de história, que são vendidos nas livrarias ou debatidos por professores em sala de aula. O Brasil, hoje, é um país que deve ser lido por inteiro em letramaiúscula.

É o pais que se senta à mesa e pede arroz com feijão no almoço, o país da mulher volumosa, da religião que não precisa de definição, de irmãos adotados a partir dos laços de amizade, da malandragem e do carnaval, onde podemos vadiar sem sermos criminosos em uma festa que tem hora para começar e terminar. O Brasil não se limita pela sua posição geográfica, mas sim por todos essesaspectos exclusivos de tal modo que onde existe um brasileiro, existe com ele um Brasil inteiro.

Deste Brasil que de algum modo se recusa a viver de forma totalmente planificada e hegemonicamente padronizada pelo dinheiro das contas bancárias ou planos quinquenais dos mistérios encantados pelos vários tecnocratas e ideólogos que aí estão à espera de um chamado. BRASIL com maiúsculas, que sabe tãobem conjugar lei com grei, indivíduo com pessoa, evento com estrutura, hino sagrado com samba apócrifo e relativisador de todos os valores, carnaval com comício político, homem com mulher e até mesmo Deus com o Diabo (DAMATTA, p. 14).


Definir um Brasil, segundo o autor, é sempre uma questão de identidade, de saber quem somos e o porquê de sermos assim. A nossa disponibilidade de ser nosconcretiza como brasileiro, como aquele que é amante do futebol, da música popular, do carnaval e da comida misturada. O fato de saber ser e de assumir para si parte desses aspectos é o que faz de cada um brasileiro, de cada um si mesmo e não João, aquele que joga bola ou Maria, simplesmente a dona de casa.

A construção da identidade brasileira não só depende de dados específicos, como PIB, rendaper capita e inflação, mas também de dados relativos, como sistema político e educacional do país. Sua identidade não pode ser vista por apenas um lado, mas sim de maneira dupla, como uma via de duas mãos.

O Brasil não é um país dual onde se opera somente com uma lógica do dentro ou fora; do certo ou errado; do homem ou da mulher; do casado ou separado; de Deus ou do Diabo; do preto ou branco.Ao contrário, no caso de nossa sociedade, a dificuldade parece ser justamente a de aplicar esse dualismo de caráter exclusivo; ou seja uma oposição que determina a inclusão de um termo e a automática exclusão do outro[...] (DAMATTA, p. 41)


Ainda dentro dos aspectos que nos fazem brasileiros, podemos notar também a questão racial. Segundo Damatta, tal associação nos permite dizer que, aocontrário do que acontece em outros países, o Brasil não fica com uma classificação racial formalizada em preto e branco, como fazem os norte-americanos ao restringirem tudo como uma marca do tipo racial. O preconceito do brasileiro é muito mais sofisticado e contextualizado, o que acaba criando, como consequência, a dificuldade de combater o nosso próprio preconceito.

Dentro de um Brasil, com B...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que faz o brasil, brasil
  • O que faz o brasil, brasil
  • Fichamento O que faz o brasil, Brasil?
  • o que faz o brasil, brasil
  • O que faz o brasil, brasil?
  • o que faz brasil, brasil.
  • Fichamento O Que Faz Do Brasil Brasil
  • O que faz do brasil, brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!