O que era “O voto do cabresto”, como isso se relaciona na política no Brasil.

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Ficou popularmente conhecido como voto de cabresto o sistema tradicional de controle de poder político por meio do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública parafavorecimento pessoal ou de simpatizantes políticos. O voto de cabresto era um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil, como uma das principais características do que se costumava definircomo coronelismo. Onde o seu reduto maior fincou a estaca foi no Nordeste brasileiro.
No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecidopopularmente como coronelismo. Esse nome foi dado pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Na chamada República Velha, o sistema eleitoral era frágil e fácil de sermanipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens materiais (pares de sapatos, óculos, alimentos etc.). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam seuscapangas para os locais de votação, com o objetivo de intimidar os eleitores e amarrar o voto. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais. Os coronéiscostumavam alterar os votos, sumindo com urnas e até mesmo patrocinando a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ouutilizar o nome de falecidos nas votações.
Com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, a situação mudaria lentamente. Em 1932 entra em vigor o primeiro Código Eleitoral do Brasil, quegarante o voto secreto, medida fundamental para o início de uma maior correção nas eleições. Por outro lado, o fator social iria influenciar também, pois, a população rural iria gradualmente mudar docampo para as cidades, enfraquecendo assim, naturalmente, o poder do coronel. Com a instalação do sistema de voto por meio da urna eletrônica, em 1996, as chances de fraude foram consideravelmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As permanências do coronelismo e do voto de cabresto na política de cacimbas-pb
  • Voto de cabresto
  • Voto de Cabresto
  • voto de cabresto
  • Voto De Cabresto
  • O voto de cabresto
  • Charge o voto de cabresto
  • Coronelismo e voto de cabresto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!