O QUE DIAPRAX E QUAL SUA INFLU NCIA NA SOCIEDADE

408 palavras 2 páginas
O QUE É DIAPRAX ? QUAL SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE?

Diaprax é o Ímpeto dialético para a unidade por meio do uso controlado da dissonância cognitiva, dentro do ambiente social da práxis. A prática da dialética. Práxis é praticar a experiência de especular, conjecturar, teorizar. E por fim dialética é usar o dialogo como uma maneira de resolver conflitos. Sintetizar uma tese com seu universo, ou antítese. Tese + antítese = síntese.
A dialética tem sido usada no processo de mudança contínua do pensamento humano, onde os paradigmas são quebrados por novos conceitos que são introduzidos. Muitos por medo da rejeição aceitam o novo conceito como verdade e se tornam abertos para processar informações diferentes. Aqui não existe o absoluto. Tudo é relativo. As mentes ficam cauterizadas assim como as consciências.
As pessoas perdem o medo até mesmo de Deus, e o homem ou a opinião humana passa a ter mais importância. Novas justificativas são arranjadas; e tudo que era tradicional se torna ultrapassado. Esse tipo de pensamento nada mais é do que a introdução da Nova Era.
Nesse método é utilizado técnicas do gerenciamento da qualidade total; que antes eram comuns em fábricas, empresas, escolas e agora até nas igrejas. O método em prática é tido como atualização, contemporização que tem como objetivo atender as expectativas humanas.
Muitas igrejas hoje fazem uso da dialética para crescerem. Não importando como; pois para essas os fins justificam os meios. A Palavra de Deus, precisa passar por uma atualização, e os líderes ou facilitadores estão ali para promoverem essas mudanças.
Na sociedade não é diferente. Temas que antes eram verdadeiros tabus, que não podia ser mencionados já são discutidos por grandes pensadores com grande poder de argumentação, que visam introduzir novos conceitos. Exemplos; as discussões sobre abortos, liberação do uso da maconha, a eutanásia, pena de morte, o uso das células tronco, etc.
Todos esses temas desafiam, a ética e os padrões antigos e

Relacionados