O Que Data Warehouse DATA WINHOUSE

918 palavras 4 páginas
O que é Data Warehouse:
Data warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando reorganizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.
O data warehouse serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam.
Para além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e reestruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.
Data warehouse e data mart
Um data mart é uma subdivisão ou subconjunto de um data warehouse. Os data marts são como pequenas fatias de data warehouse, que armazenam subconjuntos de dados.
Normalmente o data mart é direcionado para uma linha de negócios ou equipe, sendo que a sua informação costuma pertencer a um único departamento.
Vantagens e desvantagens do data warehouse
Algumas das principais vantagens do data warehouse são:
Inconsistências são identificadas e solucionadas antes dos dados serem carregados, o que facilita a execução da análise e de relatórios;
Contribuem para o processo de tomar decisões, através de relatórios de tendências, de exceção e relatórios que revelam os objetivos versus desempenho real.
O data warehouse também tem algumas desvantagens, entre as quais:
Não são uma solução adequada para dados não-estruturados;
Podem ter custos elevados e podem ficar ultrapassados com alguma rapidez.
Data warehouse e Business intelligence
Business intelligence (inteligência empresarial em português), é o processo de recolha e tratamento de informações que apoiam a gestão de um negócio.
Normalmente, as várias vertentes de business intelligence utilizam informação

Relacionados