O Que Associativismo Apts 2015

560 palavras 3 páginas
ATPS: Educação profissional e educação em ambientes não escolares.
Etapa II
O que é Associativismo?
Associativismo: A expressão associativismo designa por um lado a prática social da criação e gestão das associações (organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática: assembleia geral, direção, conselho fiscal) e, por outro lado, a defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para a obtenção de finalidades comuns.
Vivemos um momento de mudanças e necessitamos de preparação para aceitá-las e também nos adaptarmos a elas para isso precisamos nos organizar para que possamos atingir o bem comum.
Nossas necessidades, não estão, ligadas somente aos bens materiais, mas também, às prioridades inerentes da própria época em que vivemos, tais como, segurança, saúde, educação e diversão, que são primordiais para todo individuo e, portanto, para toda sociedade. O associativismo consiste basicamente, na união de pessoas em prol das mesmas metas, de forma organizada.
O que são movimentos sociais
Movimentos sociais são experiências de organização popular orientadas para a articulação de esforços em torno de demandas e conquistas sociais. Portanto, envolvem processos de lutas sociais, construção de alternativas políticas e fortalecimento da sociedade civil.
O que é sociedade civil? É um amplo conjunto de organizações sociais que se articulam em maior ou menor grau para a participação na formulação e gestão de políticas públicas. Historicamente o conceito de Sociedade Civil está relacionado ao conceito de Sociedade Política. Na sociedade Civil se encontrariam as organizações que se articulam nas esferas sociais e na Sociedade Política se articulariam as organizações relacionadas às esferas de Estado.

Projeto social
Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Normalmente tem como objetivo ajudar um grupo mais

Relacionados

  • Edital 080 2015 Anexo I Prof
    2834 palavras | 12 páginas
  • Relatorio Economico Angola 2013 FINAL
    141587 palavras | 567 páginas
  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas