O que as tecnologias contribuem para o aserviço social

461 palavras 2 páginas
O que as tecnologias contribuem para o serviço social?
As tecnologias têm avançados de forma rápida afetando muitas vezes de forma brusca a vida das pessoas. Não é uma questão de escolha e sim de necessidade.
No mundo capitalista atual, focam-se muito em produtividade, algumas vezes extinguem-se cargos que passam a ser realizados por maquinários e criam-se um cargo para operar esses maquinários.
No serviço social as tecnologias servem como instrumentos que surgem para auxiliar nos processos de trabalho fornecendo elementos para agrupar informações, cruzar dados e assim fornecer uma avaliação mais precisam eficientes.
Algumas vezes existe resistência dos profissionais para utilizar essas tecnologias como instrumentos de trabalho, segundo Calmán Duarte “A organização dos processos de trabalho dos assistentes sociais não pode, portanto, ser considerada mera modalidade 'técnica". Reflete prioridades políticas e orientações dos centros de poder e/ou resulta das negociações entre os atores sociais em conflito. Esta é a razão pela qual é tão importante que os assistentes sociais se apropriem das tecnologias de informação, pois é montada nestas que, muitas vezes, qual cavalos de Tróia, são orientados as ações dos assistentes sociais no sentido de favorecer os interesses dos grupos dominantes sem a clara explicitação das finalidades.” Geralmente as pessoas tem receio das novidades e se apegam apenas nos pontos negativos. É necessário admitir inúmeros benefícios que as tecnologias da informação proporcionam, e entender que cada vez mais elas se tornam presentes em nosso cotidiano. O assistente social que não souber operar os mais básicos programas de computador não encontrará espaço no mercado de trabalho. Conforme Souza:
O Serviço Social precisa se capacitar para este debate e para inovar na sua prática profissional, procurando incorporar os novos produtos e processualidades da Revolução Informacional, traduzindo-os em práxis ídeo-política, enquanto cultura

Relacionados

  • Teorias sobre curriculo
    10391 palavras | 42 páginas
  • Proposta Governo1408744539964
    26146 palavras | 105 páginas
  • ITIL Vers O 3 Design De Servi Os
    155468 palavras | 622 páginas