O Que as Crianças Deveriam Aprender

Páginas: 4 (761 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
Dentro de um mundo que chamamos de “mundo das aparências”, um cenário ideal criado pela sempre faminta indústria, ou processo doutrinário, do “vender qualquer coisa”, onde se incluem objetos, ideiase ideais, a construção de uma personalidade “batizada”, quer dizer condicionada, tornou-se sua principal meta existencial.

Observe o mundo artificial que criamos para nossos pequenos. Ospersonagens não são de verdade, os objetos são modificados, ganham uma aparência bizarra, que categorizamos como engraçados. Quem define o que é engraçado, nós ou as crianças? Quem cria o conceito de engraçado,nós ou nossas crianças? Claro que não são elas, elas são os consumidores finais, o alvo de tais criações. Assim, se somos nós, não se trata tão somente de uma forma de condicioná-las? Idealizamos oengraçado, damos forma a esse engraçado, e a etapa seguinte é a tarefa de convencê-las de que aquilo é de fato engraçado, e está feito.

A mesma coisa é válida para as fantasias, os reinos mágicos,encantados, criados para entretê-las. O que esperamos obter com tal tradição? Isso ainda não temos como saber, e normalmente nos deixamos levar pela conversa dos “especialistas”, afinal de contas, elesdevem saber. Mas, será que sabem? E só repetimos aquilo que um dia já herdamos de outros. E se há algum ensinamento educativo, ético, proveitoso, seja lá o que for, que tal prática verdadeiramenteseja capaz de promover, aparentemente, a coisa ainda não logrou o desejado, pretendido e cognitivo efeito. Para uma imensa, bem estruturada e sólida indústria, a mesma que cria tais fantasias, e seusespetaculares mundos abstratos, há um efeito, e este conhecemos bem, chama-se lucro. Pelo menos para eles a coisa já é um sucesso. E há todo um corpo docente, os criadores, e por trás deles umaespetacular máquina publicitária, a tentar nos convencer que essa é a coisa certa.

Diversão não precisa estar casada com ilusão. Diversão é uma coisa, é uma atividade lúdica com objetivos cognitivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toda criança pode aprender
  • Determinantes que levam uma criança desejar aprender
  • Aprender a formar crianças leitoras e escritoras
  • Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?
  • BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS DE LUDICIDADE O DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR E APRENDER
  • PPAP Projeto Completo Aprender brincando no dia da criança
  • Aprender fazendo: a contribuição do escotismo na formaçãocidadã de crianças e adolescentes
  • Autismo e as perspectivas da análise do comportamento aplicada: preparando a criança para aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!