O QUE É O SISTEMA NERVOSO?

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Pós - Psicopedagogia


Disciplina: Base Neurológica da Aprendizagem
Professora:
Aluna: Célia Maria Borba Dias

Questionário:

O QUE É O SISTEMA NERVOSO?
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos sãointegrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso

QUAL A DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO?
O Sistema Nervoso Periférico pode ser divido em voluntário e autônomo.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionadocom os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.
Sistema Nervoso Autônomo
Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre ooutro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/

QUAIS OS LOBOS DO ENCÉFALO E SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES?
O córtex cerebral é dividido em áreas denominadaslobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas. Na região da testa está localizado o lobo frontal, na área da nuca está o lobo occipital, na parte superior central da cabeça localiza-se o lobo parietal e o lobo temporal é encontrado na região lateral, sob a orelha.
Os lobos parietais, temporais e occipitais estão envolvidos na produção das percepções resultantes das informaçõesobtidas por nossos órgãos sensoriais do que diz respeito à relação do meio ambiente e nosso corpo. O lobo frontal, por sua vez, por incluir o córtex motor, o córtex pré-motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planejamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato.
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebro/

FALE SOBRE AS FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
Atravésdos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula várias atividades do corpo humano, tais como: controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimulo ao sistema urinário e digestório, constrição pulipar, etc.
O sistema nervoso central é a parte que coloca o corpo em contato com o meio externo. Ele é composto por: cérebro, cerebelo, medula espinhal, órgãos dos cinco sentidoshumanos (visão, olfato, paladar, audição, tato, pressão e temperatura).

FALE SOBRE A IMPORTÂNCIA SOBRE O CONHECIMENTO DAS BASES NEUROLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA.
São variadas as causas genéticas ou ambientais intrauterinas que podem interferir com os múltiplos aspectos do desenvolvimento neurológico. Nascida a criança, aparentemente normal, temos que supor que nasceucom um neurofenótipo normal mediante o qual entrará em contato com o mundo exterior e passará a ter sua evolução neurológica.
Bases do Desenvolvimento Neurológico - Aron J. Diament. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, vol 36, nº r de dezembro de 1978.
É muito importante considerar o desenvolvimento motor infantil, pois atrasos motores acarretam prejuízos que podem se estender atéa fase adulta. Sendo assim, os fatores de risco para atraso no desenvolvimento devem ser eliminados sempre que possível. Com a identificação precoce de distúrbios no desenvolvimento motor, realizada através de uma avaliação criteriosa nos primeiros anos de vida, é possível determinar uma intervenção adequada, a fim de que as crianças com diagnóstico de atraso possam seguir a mesma sequência que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema Nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema Nervoso
  • sistema nervoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!