O que é o ipi

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
1. CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 Problematização

Problematização é o levantamento do problema para a discussão.
Severino (2007, p. 62) explica que deve retomar-se todo o texto tendo em vista o levantamento de problemas relevantes para a reflexão pessoal e principalmente para a reflexão em grupo.
Já Peleias (1999, p.12) diz que um problema é uma dificuldade ainda sem solução, quedeve ser determinada com precisão, para em seguida realizar seu exame, avaliação, crítica e solução.
Este trabalho se destinará a procurar respostas para as seguintes questões:
O que é o IPI?
O IPI é utilizado como instrumento de política econômica?
Qual o impacto da redução do IPI na economia em geral?
Qual o impacto sobre as vendas, a arrecadação e o emprego?Quais suas vantagens e/ou desvantagens?



1.2 Objetivo

O Objetivo principal deste trabalho é realizar a pesquisa bibliográfica, efetuar simulações para avaliar os impactos sobre os preços e verificar a evolução na arrecadação do IPI junto aos cofres públicos federais.

Identificar as vantagens e/ou desvantagens, ocorridas desde janeiro de 2006 até dezembro de2011.

1.3 Delimitações do Tema

O presente trabalho apresentará quais são os principais tributos nacionais, com enfoque no IPI - Imposto sobre produtos industrializados e sua redução nas vendas, mostrando seu impacto na economia do país.

1.4 Justificativa

A justificativa em um trabalho de pesquisa procura convencer de que ele contribuirá para o desenvolvimento daciência ou de um tema específico.

Este trabalho se aplica em demonstrar se a medida de redução do IPI nas vendas pode contribuir ou prejudicar na economia e de que forma isso ocorre.

Rodrigues, J. (2009) cita em seu artigo que em setembro de 2007, desencadeou-se a maior crise econômica mundial após a quebra da Bolsa em 1929 e a partir do fim de 2008, começou-se a sentir seus reaisefeitos, então o governo brasileiro buscou medidas de cunho fiscal, como a redução do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados).

Setores beneficiados com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) tiveram vendas melhores em maio e ajudaram na recuperação do comércio varejista, segundo dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileirode Geografia e Estatística). As vendas de veículos, motos, partes e peças, no varejo, foram o principal destaque da pesquisa. Em maio, cresceram 8% frente a abril, contribuindo para a elevação de 3,7% no total do comércio varejista ampliado, na mesma comparação. Em relação a maio de 2008, a alta foi de 4%, depois de queda de 11,4% em abril. O varejo ampliado inclui ainda as vendas de material deconstrução, sem os dados no atacado, que subiram 5,7% em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, houve queda de 8,2%, mais amena do que a retração de 15,8% observada em abril, também na comparação com igual período em 2008. Já as vendas de móveis e eletrodomésticos, que inclui os produtos da chamada linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar), também melhoraram, ainda quede forma mais tímida. Em maio, as vendas desse segmento cresceram 0,1%, revertendo queda de 2% observada em abril. Sobre maio de 2008, houve redução de 6,3% nas vendas, o que representou melhora em relação à queda de 9,9% constatada em abril.

1.5 Procedimentos Metodológicos

Severino (2007, p. 63) cita que nesta fase do projeto, bem caracterizada a natureza do problema, o autordeve anunciar o tipo de pesquisa que desenvolverá.

O trabalho proposto será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica existente sobre o assunto em que inclui os livros, artigos, revistas, sites da internet, que tratam da legislação tributária, contabilidade, tributos e especialmente sobre o IPI e sua redução.

1.6 Revisão de Literatura

Imposto é o tributo cuja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IPI e ICMS
  • Resumo ipi
  • Ipi
  • Pesquisa de ipi
  • sumário IPI
  • Trabalho De Ipi
  • IPI E IOF
  • surgimento do IPI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!