O que é e-franchising

Páginas: 12 (2816 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
INDICE

1. Como tudo começou.................................................................................. 03 2. O que é Franchising................................................................................... 04 2.1. Categorias de Franquias................................................................. 06 2.1.1. Franchising marcas e produtos ouserviços................................. 06 2.1.2. Franchising de negócio formatado............................................... 07 2.1.3. O Piggyback Franchising............................................................. 07 2.1.4. Tipos de sistema de Franchising.................................................. 07 2.1.5. Os prós e contras de um Franchising.......................................... 08 3. Benefícios para umempresário se tornar um franqueador.................... 09 3.1. Desvantagens associadas a um Franchising.................................. 09 4. Relação de Franchising: O papel de cada uma das partes.................... 10 4.1. O papel do franqueador.................................................................. 10 4.1.1. O papel dofranqueado................................................................. 12 5. Como analisar os riscos de uma franquia................................................ 14 5.1. Franquias operacionais crescentes................................................. 14 5.1.1. Número crescente de litígios........................................................ 14 5.1.2. Empresa estável........................................................................... 14 5.1.3.Franqueado satisfeito................................................................... 14 5.2. Pontos Positivos.............................................................................. 15 5.2.1 Pontos Negativos.......................................................................... 16

2|Página

1. COMO TUDO COMEÇOU?

Há quem diga que o Franchising surgiu após a Segunda GuerraMundial. Mas, no século XIX, nos Estados Unidos, a Singer Sewing Machine Company já concedia o direito de comercialização de seus produtos a comerciantes independentes. Depois, já no século XX, a General Motors e a Coca-Cola passaram a adotar o Franchising. A finalidade da primeira era expandir sua rede de distribuidores e, da segunda, o engarrafamento de seus produtos.

A "explosão" do Franchising sóveio mesmo a partir dos anos 50, quando milhares de ex-combatentes que voltaram para os Estados Unidos realizaram o sonho de abrir seus próprios negócios. O fato histórico considerado responsável pelo crescimento do sistema foi o surgimento do McDonald's em 1954, hoje o maior franqueador do mundo.

3|Página

2. O QUE É FRANCHISING

Franchising é uma estratégia para a distribuição ecomercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, queadere à rede de franquia. No sistema de Franchising, o Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.

A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramosde atividade.

O Franchising consiste em replicar, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio, ou seja: uma loja, uma clínica, um hotel, um restaurante, uma oficina mecânica, uma locadora de DVDs, uma escola, uma lavanderia, um ponto de coleta de encomendas expressas, ou o que for. Cada um desses “clones” do conceito de negócio é implantado, operado e gerido por um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FRANCHISING
  • Franchising
  • Franchising
  • Franchising
  • Franchising
  • Franchising
  • Franchising
  • franchising

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!