O que é e como funciona uma cooperativa de crédito

Páginas: 14 (3372 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014


FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO AUGUSTO - FAÍSA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE RURAL – TURMA: 4/2013


O QUE É E COMO FUNCIONA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO


Francieli da Rosa*
Profª Débora Francieli Traesel

RESUMO
Uma cooperativa constitui-se de pessoas que buscam os mesmos interesses. As cooperativas podem se dividir em inúmeros segmentos, são eles,produção, agropecuário, trabalho saúde, consumo, habitacional e de crédito, e inúmeros outros segmentos. Ao abranger um pouco sobre as cooperativas de crédito posso observar que as cooperativas de crédito (CC) buscam através da ajuda de todas as pessoas associadas, sem fins lucrativos ajudar a melhorar a administração dos recursos de cada um de seus associados. As CCs prestam assistência de crédito eserviços de banco, com condições mais significativas e favoráveis aos associados. As CCs são sociedades de pessoas e não de capital. Chegando a uma conclusão as CCs promovem também uma integração maior entre os empregados da mesma empresa, desenvolve um espírito de grupo, desperta nos associados outro sentido de poupança e sem esquecer-se dos empréstimos que concede aos associados com juros muitobaixos.

Palavras-chave: integração; administração; pessoas; capital.

INTRODUÇÃO
As primeiras sociedades cooperativas começaram a surgir na França e Inglaterra, entre os anos de 1820 e 1840. No inicio em conjunto com as funções econômicas as cooperativas também desempenhavam um papel beneficente, de sindicato. Após o fim do século XIX as cooperativas começaram a abranger outros setores, sendoeles, a agricultura, comércio varejista, pesca construção e a habitação.
Sendo que o primeiro dispositivo legal que abrangia todas as atividades cooperativas no Brasil, na data de 06 de janeiro de 1903, foi o Decreto nº 979, que veio a regular as atividades sindicais dos profissionais da área da agricultura, e de todas as outras atividades de cunho rural, de produção e de consumo.
Logo em seguida,em 05 de janeiro de 1907, foi promulgado o decreto nº 1637, sendo ele muito moderno como um regulador de uma atividade de extrema importância, por se tratar de um Decreto recentemente formado, compunha-se de 26 artigos, sendo que somente 16 eram destinados as cooperativas.
Vinte e cinco anos mais tarde, instituiu-se o Decreto nº 22.239, de 29.12.1932, este foi considerado um marco muito importantena formalização das cooperativas no Brasil. Logo em 1934, o Decreto nº 24.647, veio a instituir o cooperativismo sindicalista, que este veio a receber inúmeras criticas. A pós estas duas décadas esta evolução legislativa não veio a cessar.
Neste estudo pretende-se mostrar o que são cooperativas de créditos e como elas funcionam, se trazem alguma vantagem ou desvantagem aos seus associados.

1O QUE É UMA COOPERATIVA
A cooperativa é tida como uma associação de pessoas com mútuos interesses unem-se pessoas com forma e natureza jurídica própria de cada um. Esta por sua vez é constituída com um objetivo principal de prestação de serviços aos seus associados, sanando assim suas necessidades econômicas, sociais e culturais em comum entre os associados.
O controle de uma cooperativa édemocrático, sendo um voto por associado independendo da sua quota-capital, esta mesma quota-capital não pode ser transferida para terceiros sendo estes estranhos à sociedade, ainda que sendo por herança. Nas assembléias o “quorum” é baseado no número de cooperados.
A Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em seu relatório final, afirmou:
“Os empreendimentos cooperativosproporcionam os meio organizacionais a que significativa parcela da humanidade se habilitem a conduzir, seus próprios meios, a tarefa de gerar empregos produtivos, diminuir a pobreza e alcançar a integração e inclusão social” (1994).

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) definem cooperativa como:
“Uma sociedade de, pelo menos, vinte pessoas físicas, unidas pela cooperação e ajuda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativas de Crédito
  • Cooperativas de Crédito
  • COOPERATIVA DE CRÉDITO
  • Cooperativas de credito
  • O que é cooperativa de crédito
  • COOPERATIVAS DE CREDITO
  • Cooperativas de crédito
  • Cooperativas de crédito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!