O que é a OPEP

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
O que é a OPEP
A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores de petróleo. A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria).
Objetivos da OPEP:

- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);
-Definir estratégias de produção;
- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;
- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;
- Controlar volume de produção de petróleo da organização.

Fazem parte da organização os seguintes países: 

- Do Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar. 
- DaÁfrica: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria.
- Da América do Sul: Equador e Venezuela.
 Bandeira da OPEP
Brasil na OPEP?
Muitos especialistas em petróleo defendem a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal na Bacia de Santos. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país. Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entreos 10 países com maiores reservas de petróleo do mundo.

Curiosidades:

- Atualmente, os países membros da OPEP possuem cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo.
- A Rússia é o maior produtor de petróleo do mundo com cerca de 10 milhões de barris por dia (dados de 2011) 

Foi criada em 14 de setembro de 1960 como uma forma dos países produtores de petróleo se fortalecerem frente àsempresas compradoras do produto, em sua grande maioria pertencentes aos Estados Unidos, Inglaterra e Países Baixos, que exigiam cada vez mais uma redução maior nos preços do petróleo.2

Guerra do Yom Kippur[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Guerra do Yom Kippur
A persistência do Conflito israelo-árabe forçou a OPEP a tomar atitudes drásticas. Logo após a Guerra dos Seis Diasem 1967, os membros árabes da OPEP fundaram a Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo com o propósito de centralizar a política de actuação e exercer pressão no Ocidente, que apoiava Israel. O Egito e a Síria, embora não fossem países exportadores usuais de petróleo, passaram a fazer parte da nova organização. Em 1973, a Guerra do Yom Kippur alarmou a opinião pública árabe. Furiososcom o facto de que o fornecimento de petróleo havia permitido que Israel resistisse às forças egípcias e sírias, o mundo árabe impôs um embargo contra Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão.

O conflito israelo-árabe provocou uma crise. Os membros da OPEP pararam de exportar petróleo para o Ocidente, fazendo com que tivessem que reduzir os gastos anuais com energia, aumentar os preços, e aindavender mercadorias com preço inflacionado para os países do Terceiro Mundo produtores de petróleo. Isto foi agravado pelo Xá do Irã Reza Pahlavi , que era o segundo maior exportador de petróleo mundial e aliado mais próximo dos Estados Unidos na época. É claro que [o preço do petróleo] vai aumentar, disse ele ao New York Times em 1973. Certamente, e como...; Vocês [países do Ocidente] aumentaramo preço do trigo vendido a nós em 300%, o mesmo ocorreu com o açúcar e com o cimento...; Vocês compram nosso petróleo bruto e nos vendem ele de volta beneficiado na forma de produtos petroquimícos, por uma centena de vezes o preço que vocês o compraram...; Seria no mínimo justo que, daqui para frente, vocês paguem mais pelo petróleo. Poderíamos dizer umas 15 vezes mais.

Incidente com reféns de1975[editar | editar código-fonte]
Em 21 de dezembro de 1975, Ahmed Zaki Yamani e os outros ministros do petróleo dos membros da OPEP foram tomados como reféns por uma equipe de seis pessoas liderada pelo terrorista Carlos, o Chacal (que incluía Gabriele Kröcher-Tiedemann e Hans-Joachim Klein), em Viena, Áustria, onde os ministros estavam participando de uma reunião na sede da OPEP. Carlos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OPEP
  • OPEP
  • OPEP
  • Opep
  • Opep
  • Opep
  • opep
  • OPEP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!