O que é a filosofia

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
A etimologia da palavra filosofia: vem do grego de duas palavras PHILO (aquele que ama) com SOPHIA (sabedoria), sendo assim, afirmamos que é “amor ao saber”. A palavra foi criada pelo filósofoPitágoras.
A filosofia em si, é uma decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos de nossa existência cotidiana sem antes investigar e compreender. Ela não é umconjunto de conhecimentos ou de doutrinas, mas sim uma atitude ou posicionamento perante a vida. Como dizia William Shakespeare: “Ser ou não ser, eis a questão.” A filosofia vai lhe fornecer ferramentasúteis para sua vida pessoal e intelectual. E veremos então, que a filosofia é uma escola de vida ou uma arte do bem viver. A filosofia é como diz a música “O Pensamento” cantada pela banda CidadeNegra: “... é viajar sem sair do lugar...”, não para o seu interior, mas é permitir que as forças do inesperado nos arrebatem. A filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas ejustificações racionais.
Daí, que começamos a adquirir atitude crítica (cuidado criticar não é julgar mal e nem falar mal de algo ou alguém), ou seja, atitude filosófica. Que é o desejo de saber, é umaespeculação infinita. E atitude filosófica é você INDAGAR (perguntar sempre: “O que é ?”, “como é ?” “por que é ?” ). Muitas vezes, as nossas dúvidas geram perguntas que geram outras dúvidas, entãoentramos no momento de crise no pensamento; é aquela hora que digo: “Xiii, pirei, não estou entendendo nada... Como assim ?” . A atitude filosófica é, portanto,uma análise, uma reflexão e uma crítica.Aceitar essa posição de não saber tudo é o primeiro passo para a atitude filosófica, como dizia Sócrates, o patrono da filosofia: “Só sei que nada sei”. Platão (discípulo de Sócrates) coloca a atitudefilosófica como se fosse um espanto de uma criança diante de uma coisa inesperada “Ohhhhh! O que é isso?” E é na verdade o que fazemos quando nos damos contas do nosso mundo costumeiro e começamos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!