O QUE É VULNERABILIDADE sOCIAL

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
O que é Vulnerabilidade Social:
Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídos na vulnerabilidade social são aquelas que não tem voz onde vive, geralmente moram na rua, e depende de favores de outros.
O principal conceito é que uma pessoaestá em vulnerabilidade social quando ela apresenta sinais de desnutrição, condições precárias de moradia e saneamento, não possui família, não possui emprego, e esses fatores compõe o risco social, ou seja, é um cidadão, mas ele não tem os mesmos direitos e deveres dos outros. A pessoa que está nessa situação torna-se um excluído, que ocorre quando indivíduos são impossibilitados de partilhar dosbens e recursos oferecidos pela sociedade, fazendo com que essa pessoa seja abandonada e expulsa dos espaços da sociedade.
Vulnerabilidade e Risco Social
Vulnerabilidade e risco social são sinônimos de pobreza, porém, uma é consequencia da outra, uma vez que a vulnerabilidade é que coloca as pessoas em um risco social. A pobreza dessas pessoas é medida através da linha de pobreza, que é definidaatravés dos hábitos de consumo das pessoas, o valor equivalente a meio salário mínimo.
Uma das opções mais eficazes para atingir esse objetivo é o aumento da escolaridade e da qualidade educacional e cultural para esse segmento da população. Com uma melhor e maior bagagem educacional e cultural as outras carências poderão ser suprimidas.
Índice de Vulnerabilidade Social
O Índice Paulista deVulnerabilidade Social é um indicador que permite aos governos um detalhamento sobre as condições de vida das camadas mais pobres do Brasil. Esse indíce identifica e localiza as pessoas com maiores necessidades, a fim de criar e incluí-las em programas para incluí-las novamente na sociedade.
O que é Questão Social:
O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdadesda sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
O processo de urbanização e industrialização, deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornosproblemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
Aquestão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade eprodução da rebeldia e da resistência.
Questão Social e Serviço Social
A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção doServiço Social.
Contudo, tendo em conta a amplitude do conceito de questão social, existe um debate se a questão social pode ser objeto de uma só profissão, neste caso um assistente social. Assim sendo, para ver a questão social como objeto do serviço social é preciso fazer uma das duas coisas: ou se rejeita a amplitude conceitual da questão social, ou o Serviço Social volta a ter uma função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vulnerabilidade social
  • A vulnerabilidade social
  • Vulnerabilidade social
  • VULNERABILIDADE SOCIAL
  • Vulnerabilidade social
  • Vulnerabilidade social
  • Moradores de Rua e a vulnerabilidade social
  • Familia contemporanea a vulnerabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!