O que é um sistema

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
O QUE É UM SISTEMA
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função.
Existem vários tipos de sistemas e cada um deles possui um conjunto de elementos inter-relacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo.
Um sistema pode serautomatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.
TIPOS DE SISTEMAS
Sistema do nível Operacional: Dá suporte aos gerentes operacionais, acompanha atividades e transações elementares daorganização. Tem o propósito de responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações na organização. Esse sistema deve fornecer informações de fácil acesso, atualizadas e precisas.
Sistema do nível de Conhecimento: O propósito desse sistema é auxiliar a empresa a integrar novas tecnologias ao negócio e ajudar a organização a controlar o fluxo de documentos. São as ferramentas de automação deescritório muito populares na atualidade.

Sistema do nível Gerencial: Atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisão e procedimentos administrativos dos gerentes médios. Estes sistemas têm a características de produzir relatórios periódicos sobre as operações, ao invés de informações instantâneas.
Sistemas de nível estratégicos: Ajudam a gerência sênior a atacar e enfrentarquestões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo. Sua principal preocupação é compatibilizar as mudanças do ambiente externo com a capacidade da organização.
Sistemas de processamento de transações: São os sistemas integrados básicos que atendem ao nível operacional da organização. Realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamentoda empresa. São críticos para uma empresa: se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar colapso e talvez danos a outras empresas.
Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento e Sistemas de Automação de Escritório: Atendem às necessidades de informação no nível de conhecimento da organização. Podem estruturar conhecimento científico ou organizar documentos para funcionários.
Sistemas deInformações Gerenciais: Atendem ao nível gerencial da empresa, munindo os gerentes de relatórios ou de acesso on-line aos registros do desempenho corrente e histórico da organização. São normalmente orientados aos eventos internos. Têm maior periodicidade (semanal, mensal...) normalmente através de resumo e comparações.
Sistema de Apoio a Decisão: Também acontecem no nível de gerência daorganização. Ajudam os gerentes a tomar decisões não usuais, que se alteram com rapidez e não são facilmente especificadas com antecedência. Podem usar informações externas junto com internas. São mais analíticos e trazem modelos para interpretação dos dados.
Sistema de Apoio ao Executivo: Atendem ao nível estratégico da organização. Abordam decisões não rotineiras que exigem bom senso, avaliação epercepção. Os SAEs juntam as informações externas (leis tributarias, normas) com dados internos da empresa e produzem informações filtradas e resumidas de dados críticos úteis para os executivos. Trabalha com questões não analíticas, mas holísticas.
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTO DE REQUISITOS.
Amostragem:
Em um levantamento de requisitos, geralmente umengenheiro de software se depara com duas importantes questões:
Entre os muitos relatórios, formulários e documentos gerados pelos membros de uma organização, quais deverão ser objeto de investigação?
Pode haver um grande número de pessoas afetadas pelo sistema de informação proposto. Quais delas devem ser entrevistadas, observadas ou questionadas?
Servindo de base para todas as técnicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • Sistemas
  • sistemas
  • sistemas
  • SISTEMAS
  • sistema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!