O QUE É TRABALHO

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O QUE É TRABALHO

ALBORNOZ, Suzana. O que é Trabalho. 6º Edição. São Paulo: Brasiliense (Coleção Primeiros Passos; 171), 2000.

O livro “O que é Trabalho” é dividido em seis capítulos, todos eles norteando o nome do livro em forma de pergunta.
A autora traz como tema principal e exemplifica ao longo dos capítulos a palavra “trabalho”, mostrando que ela não significa o que os mitos popularesdizem a seu respeito, pois muitas pessoas exercem o trabalho, mas não tem ideia do que ele realmente representa. Por se tratar de um livro com uma linguagem de fácil compreensão, tem como objetivo dar uma introdução para as disciplinas que envolvam organizações e principalmente os trabalhadores, pois não se pode intervir no trabalho sem saber o que ele é.
A história da palavra “trabalho” vemcercada das passagens históricas, desde a caça e pesca, cultura agrária até a era industrial. A palavra em si vem carregada de emoção, dor, esforço físico, onde o homem transforma a matéria natural em cultura. Uma luta pela sobrevivência e realização, significando atividade, exercício, dificuldade, incomodo, preocupações, desgostos e aflições, em que no dicionário filosófico propõe-se uma atividadeque se utiliza de forças espirituais ou corporais. Mas além de esforço, o trabalho é o seu resultado.
O trabalho também faz parte da história humana, não só as novas formas de trabalho que surgiram ao longo dos anos, mas por ele próprio ser o modificador, que dá inicio à evolução. Antes de falar sobre evolução, pode-se dizer que já na antiguidade as pessoas buscavam sua identidade com o trabalho,uma vez que existam grupos que se firmavam com os seus trabalhos e hoje em dia a situação não é muito diferente. Antes se vivia com o trabalho sendo utilizado como subsistência, hoje em dia, com o modo capitalista, ele passa a ser visto como uma mercadoria e uma forma de sempre produzir mais e mais. Com essa evolução surgiram novas formas de tecnologia que auxiliam no trabalho do ser humano, masque também aliena o trabalhador. Com novas formas de trabalho, o trabalhador não precisa, necessariamente, saber o que está produzindo, apenas precisa saber desempenhar sua função onde ele trabalha, ou seja, ele não sabe o que produz e nem para quem está produzindo, ele perde a noção do valor da sua força de trabalho, onde pra ele é mais simples vende-la e deixar tudo nas mãos de quem a comprou.Outro fator que surgiu com essa evolução foi a separação familiar. Antigamente as pessoas tinham seus ofícios dentro de casa e com contato da família, tanto que existiam “os negócios da família”, já hoje em dia o trabalhador perde o contato com sua família, por isso vemos tantos lares com problemas. Os maiores problemas nessa questão acontecem com as mulheres, pois as mesmas não tinham onde deixarseus filhos, mas algumas empresas já disponibilizam creches e escolas próximas ao local de trabalho.
Outro tema que o texto busca uma reflexão é sobre o trabalho e o emprego serem utilizados no mesmo sentido. Nem todos que trabalham têm um emprego, mas todos que tem um emprego trabalham. Na sociedade atual, o que se busca são os trabalhos que produzem, mas o que é um trabalho que produz? Para umasociedade capitalista, produção tem como sinônimo lucro, ou seja, quanto mais se produz, mais capital para a empresa.  Todavia se tem que levar em conta a questão do que é um trabalho produtivo. A autora coloca que todo trabalho que é necessário para o homem é um trabalho produtivo, como costurar roupa para seus filhos em dias de frio, mesmo não tendo lucros é algo que se está precisando, portanto é um trabalho produtivo.
Trabalho atualmente é visto por muitos como uma coisa necessária, como também um fardo. A autora menciona que o trabalho tem que ser visto como uma fonte de prazer, em que o trabalhador se sinta bem trabalhando e que não ache aquilo uma obrigação irritante, se ele conseguir isso o trabalho terá algum sentido para ele. Essa separação feita hoje entre trabalho e prazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!