o que é som

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014

01

O som consiste em oscilações (ondas) de pressão que se propagam através de um meio material sólido, líquido ou gasoso. O som que se propaga através do ar, ao entrar em contato com os ouvidos, causa vibrações que resultam na sensação sonora. Sons são produzidos por fontes sonoras, as quais podem ser as cordas vocais, a pele de um tambor, as cordas de um piano ou violão, etc. Sons sepropagam, necessariamente, em um meio material, ou seja, o som não se propaga no vácuo. A figura abaixo mostra, esquematicamente, regiões de compressão (alta pressão) e de rarefação (baixa pressão) do ar, de forma a ilustrar uma onda sonora. 

O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de trêsdecibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 70 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, ovolume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).
A intensidade de um ruído não constitui o único fator que determina a sua perigosidade; a duração da exposição é também muito importante. Para considerar este fator, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração. No caso do ruído no trabalho, esta duração é geralmente de um dia detrabalho de oito horas.

02

Ruído

Normalmente, a palavra ruído é associada a barulho ou a poluição sonora não desejada. Porém pode conter diferentes significados, na eletrônica, o ruído é associado à percepção acústica ou aos barulhos que a televisão faz quando o sinal de recepção é fraco. No processamento de sinais, o ruído pode ser interpretado como um sinal aleatório, desta forma éimportante a temática sinal/ruído na comunicação. A Teoria da informação pondera que o ruído é portador de informação. O ruído é estudado em diversos campos, tais como: acústica, cibernética, biologia, eletrônica, informática e comunicação.
O ruído é formado por várias frequências sem padrão, o efeito é um sinal complexo, sem frequência fixa, ou seja, o ruído é um sinal não periódico. Estes sinaissão imprevisíveis desta forma é difícil de caracterizá-los com exatidão.
Tipos de ruído:
Ruído Continuo
 O ruído continuo é originado por máquinas que funcionam sem interrupção.
 Ruído Intermitente
 Quando máquinas trabalham em ciclos ou quando, por exemplo, algum veículo passa por nós, o nível de som aumenta e diminui rapidamente..
 Ruído Impulsivo
 O ruído originado por explosões ouimpactos, é denominado de ruído impulsivo. É curto e abrupto. É um tipo de ruído que pode provocar grandes danos e que é muito incomodativo.




03
Fala

A fala é o som criado pelo Homem. Para falar ou cantar, fazemos vibrar as cordas vocais. Chegando à boca, o som é pronunciado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
A nossa voz é usadamajoritariamente com o propósito de comunicar, ou apenas como uma forma de expressão da própria pessoa. A fala pode também transformar-se em canto, que é interveniente em muitas produções musicais e possui a sua parte individual numa partitura.
Música

A música é considerada uma forma de arte e é produzida através da combinação de sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização. A musica é tambémconsiderado uma prática cultural e humana, pois não existe nenhuma civilização que não possuía manifestações musicais. A criação, a desempenho, o significado e a definição de música é algo muito subjetivo, estas variam de acordo com a cultura e o contexto social.
A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Som
  • Sons
  • Sons
  • Sons
  • SOM
  • sons
  • Sons
  • OS SONS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!