O que é sociologia?

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofias e Ciências Humanas
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Disciplina de Introdução à Sociologia

1. Livro: O que é Sociologia?
1.1 – edição de 2005;
1.2 – páginas: 25 à 35; 528 à 541;
1.3 – Giddens Anthony.

2. Trechos e Considerações:

* A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. Éum empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta; (p.26)
* A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e porque agimos como agimos; (p.26)
* Aprender a pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação.Estudar sociologia não pode ser apenas um processo rotineiro de adquirir conhecimento; (p.26)
* A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas; (p.27)
* Os pioneiros da sociologia:
* Augusto Comte (1798 – 1857):
* Comte originalmente usou o termo “física social”, mais alguns deseus rivais intelectuais da época também estavam utilizando esse termo. Comte queria distinguir suas próprias concepções das dos outros, então cunhou o termo “sociologia”; (p.28)
* A visão sociológica de Comte foi a de ciência positiva. Ele acreditava que a sociologia deveria aplicar os mesmo métodos científicos rigorosos ao estudo da sociedade que a física ou a química usam no estudo do mundofísico. O positivismo sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência; (p.28)
* A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e positivo; (p.28)

* Émile Durkheim (1858 – 1917):
* Durkheim pensava que muitas dasideias de seu predecessor eram demasiadamente especulativas e vagas e que Comte não tinha cumprido seu programa com sucesso – estabelecer a sociologia numa base científica. Ele via a sociologia como uma nova ciência que poderia ser usada para elucidar questões filosóficas tradicionais ao examiná-las de uma maneira empírica; (p.29)
* Três dos principais temas de que tratou foram a importânciada sociologia como uma ciência empírica, a ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral na sociedade; (p.29)
* Para ele, os fatos sociais são meios de agir, pensar ou sentir que são extremos os indivíduos e têm sua própria realidade fora das vidas e das percepções das pessoas individuais; (p.29)

* Karl Marx (1818 – 1883):
* Asideias de Marx contrastam radicalmente com as de Comte e Durkheim, mas, como esses últimos, ele buscava explicar as mudanças que estavam tendo lugar na sociedade durante a época da Revolução Industrial; (p.31)
* Concentrou-se primeiramente na mudança em tempos modernos. Para ele, as mudanças mais importantes estavam estreitamente ligadas ao desenvolvimento do capitalismo; (p.31)
* Deacordo com Marx, o capitalismo é inerentemente um sistema de classe no qual as relações de classe são caracterizadas pelo conflito; (p.32)
* O ponto de vista de Marx estava fundado no que ele chamava de concepção materialista da história. De acordo com essa concepção, não são as ideias ou os valores que os seres humanos guardam que são as principais fontes da mudança social; (p.32)
* Otrabalho de Marx teve um efeito de longo alcance no mundo do século XX. Até recentemente, mais de um terço da população mundial vivia em sociedades cujos governos afirmavam tirar sua inspiração das ideias de Marx; (p.32)

* Max Weber (1864 – 1920):
* Seus escritos cobriram os campos da economia, do direito, da filosofia e da história comparativa, como também da sociologia. Muito do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!