O que é sociologia.

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
O QUE É SOCIOLOGIA?
Conceitos básicos:
A sociologia é um dos tipos de ciência humana que estuda a sociedade em si. Dividindo-a em grupos de indivíduos organizados em instituições e associações. Enquanto a psicologia faz estudos sobre o individuo propriamente dizendo, a sociologia faz estudos sobre os ‘acontecimentos’ sociais, englobando as mais diversas formas de constituição de sociedades esuas culturas.
O termo ‘sociologia’ foi criado em 1838, por Auguste Conte, mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que ela incorporou e solidificou seus fundamentos como ciência e foram institucionalizados.
Karl Marx ajudou para o desenvolvimento da sociologia, destacando os decorrentes modos de produção, que acontece na formação e transformação da sociedade.O determinismo de Karl Marxfez com que a economia ficasse como determinante na construção e formação da sociedade.Para Karl Marx a sociedade é dividida em duas partes: infra-estrutura e supra- estrutura.A primeira é econômica e a segunda dividi-se em dois níveis : jurídico-politica e estrutura ideológica, que é filosofia, religião, etc.
Èmile Durkheim (1858-1917) tenta explicar de certas formas que fatos sociais sãosimplesmente coisas. Que por ele, são consideradas coisas sólidas como o pau, a vassoura, o sapato e etc. E pra ele a verdadeira “ciência” só aparece quando ocorre a divisão entre a teoria e a prática. O termo “sociologia” para Durkheim é o estudo científico dos fatos sociais. “Coisas” para ele é todo objeto de conhecimento que a mente humana não consegui penetrar de modo instantâneo, necessitando assimo uso da ciência.
Para Max Weber a sociologia é o estudo que exerce mutuamente as significativas de pessoas que formam uma porção de idéias de relações sociais, com almejo a compreensão da conduta social. Para ele as condutas sociais são divididas em categorias:
* A conduta emocional, relacionada ao comportamento dos outros, reações.
* A conduta valorizada, que tem haver com o que asoutras pessoas pensam de nós.
* A conduta tradicional, com relação às coisas antigas, tradição, vindo de gerações.
* A conduta racional-objetiva.

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

- Para Durkheim, a educação adequada é a educação própria ao meio moral que cada um compartilha. A sua pretensão é apresentar a sociologia, como uma ciência positiva, como um estudo metódico. Independentementefalando, ele considera a sociologia como cada ato de coerção exterior que apresente uma existência própria, ou seja, como o Estado, a Liberdade ou que quer que seja. Ele retrata principalmente sobre os fenômenos sociais, como a religião, a moral, o direito, a economia ou a educação que por ele distinguidos, são sistemas de grande valor social. Existe um mar de regras sociais, que de tão comuns, atéesquecemos que existem. Por exemplo: é proibido matar seres humanos e etc... A solidariedade existe para que a sociedade não fique sem moral. Se não existisse solidariedade, iria acontecer a desintegração da sociedade, o que Durkheim chamou de “anomia”, isto é, a ausência de regras, o caos.
Então resumidamente falando a educação para Èmile, é quando acontece de forma implícita, o desenvolvimentodas regras da sociedade em sim, a explicação dessas regras pela geração adulta, para a geração que ainda não está preparada para a vida social. Tem assim por dever, ascender e desenvolver, na criança, certa quantidade de estados físicos, intelectuais, morais e também mentais que são exigidos pela sociedade em que essa criança viverá.
È isso que nos ajuda a viver em sociedade, é isso que permitaque a sociedade viva em nós. E é essa solidariedade que permite que a sociedade continua viva: sermos iguais e diferentes. È por meio da educação que tivemos que conseguimos viver assim. E é por isso que segundo Durkheim a educação é um processo social.

- Karl Heinrich Marx (1818-1883), para ele não existia contradição entre a teoria e a prática. Nem entre como as “coisas” são, e nem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!