O que é sociologia

Páginas: 46 (11436 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
FACULDADE MINAS GERAIS
Curso de Bacharel em Direito

O QUE É SOCIOLOGIA
Carlos Benedito Martins

Jaqueline Giovani
Romilton Baião
Sidney Pires
Joelson Nascimento
Jose Humberto Rossi
Christian Barroso
Rodrigo Menezes

Belo Horizonte/MG
2012

Jaqueline Giovani
Romilton Baião
Sidney Pires
Joelson Nascimento
Jose Humberto Rossi
Christian Barroso
Rodrigo Menezes

O QUE ÉSOCIOLOGIA
Carlos Benedito Martins

Trabalho apresentado à Disciplina Sociologia, referente ao 1º período de Direito, Manhã, sob a orientação do Professor Luis Mendes

Belo Horizonte/MG
2012
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO................................................................................... 4

2 - Capítulo Primeiro:
2.1 - Sociologia – Osurgimento................................................. 5

3 - Capítulo Segundo
3.1 - Sociologia – A formação.................................................... 17

4 - Capítulo Terceiro
4.1 - Sociologia – O desenvolvimento........................................ 29

5 - Conclusões....................................................................................... 37

6 -Referências....................................................................................... 42

INTRODUÇÃO

Constata-se facilmente, através do presente trabalho, que a sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
Verifica-se da mesma forma que o surgimento, formação edesenvolvimento da Sociologia originou-se de um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzida num contexto histórico próprio, há época, para explicar a vida social.
No mesmo diapasão, esta obra afirma que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
Sociologia,desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização.
Lado outro, após um minucioso estudo do tema em questão, podemos afirmar que, os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais que na sociedade capitalistaapresentavam-se, de forma divergente, influenciaram profundamente a elaboração do pensamento sociológico.
Por oportuno salientar que, diversas fontes de pesquisas foram utilizadas para complementar este trabalho, haja vista a necessidade de “pincelar” a biografia de alguns pensadores e filósofos, citados no referido.

CAPÍTULO PRIMEIRO
O SURGIMENTO

A sociologia tem como base para o seusurgimento duas revoluções principais: a revolução industrial e a francesa, onde nesse período a sociedade estava passando por transformações em todo aspecto social.
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. Avida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento deInconfidência(1).

A Revolução Industrial foi um processo histórico que culminou na substituição das ferramentas de trabalho pelas máquinas, da fabricação doméstica pelo sistema fabril.
Com o advento das máquinas criou a base de para desenvolvimento material, inovador para a época.
Impulsionadas pelas pesquisas científicas, as fábricas passaram dispor para as pessoas uma infinidade de materiais. Isto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!